05 de Junho, 2025 19h06mCultura por Rádio Agência Nacional

Matraca e pandeirão iniciam festejos juninos em São Luís do Maranhão

Baixar Tocar A toada que Adriano do Boi de Santa Fé anuncia, não deixa dúvidas: já estão abertos os festejos juninos em São Luís do Maranhão. As ruas do Centro Histórico da cidade já estão repletas das tradicionais bandeirinhas coloridas. A programação oficial do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, começa nesta quinta-feira (5). Tambor de crioula, cacuriá e os mais de cem grupos de bumba-meu-boi também fazem parte da tradição

A toada que Adriano do Boi de Santa Fé anuncia, não deixa dúvidas: já estão abertos os festejos juninos em São Luís do Maranhão.

As ruas do Centro Histórico da cidade já estão repletas das tradicionais bandeirinhas coloridas.

A programação oficial do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, começa nesta quinta-feira (5).

Tambor de crioula, cacuriá e os mais de cem grupos de bumba-meu-boi também fazem parte da tradição.

Os bumba meu boi, que abrem os festejos, estão divididos em cinco sotaques, como são chamadas no Maranhão as formas de tocar, dançar e se apresentar de cada um deles. Tem o de matraca, o de baixada, o de costa de mão, o de orquestra e o de zabumba.

Maria José Soares, de 60 anos, dirige um dos grupos de bumba meu boi mais populares de São Luís: o Boi de Maracanã. Há 50 anos ela conhece todo caminho e todo traquejo do boi que tem mais de 300 integrantes.

O início dos festejos juninos, para Maria, traz uma alegria única para este período de muito trabalho e muito encantamento.

Publicidade

“A gente vai com dez ônibus, de matraca, padeiro, de onça, mutuca. É uma realização. Depois que tá tudo pronto, o boi brincando, indo para os arraiás, todo mundo curtindo, todo mundo dançando, é bonito demais. É bom demais”.

Adriano Andrade vem de uma família de boieiros e sabe tocar matraca e pandeirão desde menino. Ele coordena o Boi de Santa Fé, do sotaque de baixada. Adriano fala da emoção que é levar 210 integrantes do Boi para brincar pelos arraiás da cidade.

“Ah o clima tá tudo lindo. Estamos aqui com uma expectativa mil. Já começamos a fazer apresentações antes e agora, a partir de sexta-feira, a gente começa uma temporada bastante cansativa. Mas gratificante, porque a gente trabalha o ano todo pra mostrar nosso brilho, nossa beleza, pra todo o público que nos assiste”.  

Os festejos juninos de São Luís do Maranhão só terminam depois do dia de São Marçal, celebrado em 30 de junho. Até lá, muita matraca e pandeirão tocando pro bumba meu boi dançar.

A programação completa dos festejos juninos na capital maranhense pode ser conferida no site saoluis.ma.gov.br.

© Bumba Meu Boi Cultura Grupos de bumba meu boi abrem os festejos na capital maranhense São Paulo 05/06/2025 - 19:45 Bianca Paiva / Fran de Paula Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional Bumba Meu Boi Festejos Juninos Maranhão quinta-feira, 5 Junho, 2025 - 19:45 2:22

Publicidade

Notícias relacionadas

São Pedro e São Marçal: festejo dos Bois chega ao ápice em São Luís

Um dos momentos mais aguardados do São João do Maranhão é o encontro de Bumba Bois na Capela de São Pedro, que reúne milhares de turistas, devotos e centenas de brincantes todos os anos. Desde o

29 de Junho, 2025

Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são presos em operação do MP

O dono e fundador da Ultrafarma, Sidney Oliveira, foi preso temporariamente na manhã desta terça-feira (12) em uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para desarticular um esque

12 de Agosto, 2025

Semana do Clima em São Paulo começa nesta segunda e vai até o dia 8

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana do Clima em São Paulo. Ao longo dos cinco dias de programação, a segunda edição da SP Climate Week deve reunir mais de 260 empresas e startups e 100 pales

02 de Agosto, 2025