16 de Dezembro, 2025 12h12mSegurança por Rádio Agência Nacional

Deputado Antônio Doido é alvo de operação contra desvio de verbas

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos, o Antônio Doido (MDB-PA), foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (16) que mirou um esquema de desvio de verbas públicas e corrupção. Foram cumpridos, na operação Igapó, 31 mandados de busca e apreensão no Pará e no Distrito Federal, autorizados pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas buscas, foram apreendidos celulares e aparelhos eletrônicos

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos, o Antônio Doido (MDB-PA), foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (16) que mirou um esquema de desvio de verbas públicas e corrupção.

Foram cumpridos, na operação Igapó, 31 mandados de busca e apreensão no Pará e no Distrito Federal, autorizados pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas buscas, foram apreendidos celulares e aparelhos eletrônicos. Houve ainda a quebra do sigilo de dados telefônicos e telemáticos.

As investigações mostraram que havia um esquema de lavagem de dinheiro a partir de recursos vindos de contratos públicos que seriam usados para fins eleitorais “escusos”, segundo o ministro Flávio Dino, e para a aquisição de patrimônio.

O esquema envolveria o coronel da Polícia Militar do Pará, Francisco Galhardo, que chegou a ser preso ao sacar quase R$ 5 milhões de uma agência bancária no estado em 4 de outubro de 2024 - dois dias antes das eleições municipais.

O saque, segundo Flávio Dino, foi monitorado por Antônio Doido. “Não apenas tinha conhecimento como estava monitorando a operação”, diz a decisão, que ainda arremata: Francisco se utilizaria de um grupo de policiais militares para as atividades suspeitas e a movimentação de altas quantias em espécie, sob a égide do deputado federal.

Publicidade

Na decisão, Flávio Dino ainda bloqueia as contas de 12 pessoas físicas e jurídicas em valores que passam de R$ 17 milhões.

Os crimes apurados são corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No início do mês, a Justiça Eleitoral no Pará tornou Antônio Doido inelegível por oito anos por abuso político e econômico nas eleições de 2024. Dessa decisão, ainda cabe recurso.

A reportagem tenta contato com a defesa de Antônio Doido e demais envolvidos.

2:07

Publicidade

Notícias relacionadas

Mais de 40 pessoas são presas em operação contra tráfico em 6 estados

Uma megaoperação reunindo cerca de 400 agentes da segurança estadual dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina, além de agentes federais, está cumpri

11 de Dezembro, 2025

Operação mira grupo que excluía mandados de prisão do sistema judicial

Pelo menos duas pessoas foram presas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (18), durante a Operação Firewall, que investiga a manipulação criminosa de dados públicos. O alvo

18 de Dezembro, 2025

RJ: operação mira esquema de compra de armas com documento falsos

Policiais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos do Rio de Janeiro prenderam, na manhã desta quinta-feira (4), um homem em flagrante e apreenderam duas armas de fogo. A a

04 de Dezembro, 2025