29 de Outubro, 2025 12h10mSegurança por Rádio Agência Nacional

Alerj cobra explicação sobre operação no Rio de Janeiro

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro encaminhou ofícios ao Ministério Público e às polícias Civil e Militar cobrando explicações a respeito da megaoperação contra o crime organizado realizada nessa terça-feira (28). A operação já é considerada a mais letal da história do Rio

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro encaminhou ofícios ao Ministério Público e às polícias Civil e Militar cobrando explicações a respeito da megaoperação contra o crime organizado realizada nessa terça-feira (28). A operação já é considerada a mais letal da história do Rio.

Segundo a deputada Dani Monteiro (Psol), presidente da comissão, a operação transformou as favelas do Rio em cenário de guerra…

"A gente está se deparando novamente com uma operação policial violenta, que vitima a favela, que traumatiza os favelados, que expõe ao risco os agentes de segurança, e tudo isso baseado numa lógica de confronto que não acaba com o crime organizado e que, ao se deparar com vitimação dos seus agentes — já há gente que vieram a óbito, outros tantos baleados — é, ganha esses contornos de operação vingança".

A parlamentar afirma que a comissão acompanha os acontecimentos com preocupação e reforça que segurança pública se faz com planejamento, inteligência e respeito à vida…

Publicidade

"Quando o Estado entra com operações que custam milhões aos cofres públicos, ele deixa de abrir equipamentos de saúde, de educação. Então, infelizmente, a gente passa por uma situação que já vivenciamos. Há mais de duas décadas o Estado do Rio de Janeiro investe na lógica bélica de confronto que não acaba, muito pelo contrário, só amplia o domínio das organizações criminosas".

Na manhã desta quarta-feira (29), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj deu início ao atendimento no Complexo do Alemão, em parceria com diversas instituições. O objetivo é acompanhar os desdobramentos dessa operação policial. De acordo com a Comissão, a prioridade é ouvir a população, oferecer apoio no reconhecimento dos corpos e cobrar explicações do governo estadual. 

2:28

Publicidade

Notícias relacionadas

Alexandre de Moraes e Cláudio Castro reúnem-se no Rio de Janeiro

O ministro do STF Alexandre de Moraes se encontrou, nesta segunda-feira (3), com o governador Cláudio Castro, no Rio de Janeiro, para colher informações sobre a megaoperação policial realizada na

03 de Novembro, 2025

Rio de Janeiro anuncia operação para retirar barricadas em comunidades

O governo do Rio de Janeiro apresentou nessa segunda-feira (17) a Operação Barricada Zero, uma força-tarefa que une órgãos estaduais e prefeituras para remover bloqueios instalados por facções

18 de Novembro, 2025

Operação no Rio mira policiais federais e um PM acusados de extorsão

Agentes da Polícia Federal (PF) estão nas ruas da cidade do Rio de Janeiro para desarticular uma organização criminosa formada por três policias federais e um policial militar suspeitos de pratic

06 de Novembro, 2025