
A Polícia Federal (PF) saiu às ruas nesta quinta-feira (31) para combater dois esquemas de falsificadores de documentos que fraudavam o auxílio-reclusão no Amazonas.
Em uma das operações, em Manaus, foram realizados três mandados de busca e apreensão.
Essa foi a segunda fase de uma investigação iniciada no ano passado, quando foi identificado que criminosos usavam documentos falsos para requerer o auxílio-reclusão em nome de pessoas que jamais estiveram presas.
Quando os beneficiários estavam presos de fato, as certidões de recolhimento eram adulteradas, aumentando o período de reclusão e, assim, o valor recebido.
Foram identificados membros da associação criminosa, que usavam um escritório de atendimento previdenciário para disfarçar a atividade ilegal.
Nesta quinta, foram cumpridos mais dois mandados de busca e apreensão contra outra quadrilha que atuava da mesma forma, mas no município de Manacapuru, a menos de 100 km de Manaus.
O grupo falsificava documentos para requerer o auxílio-reclusão em nome de terceiros, utilizando dados de moradores locais.
De acordo com o delegado Diego Barros, existem indícios de que os grupos mantinham contato entre si.
Em março do ano passado, a Polícia Federal já havia cumprido cinco mandados de prisão contra outro esquema de fraude de benefício previdenciário de Auxílio-Reclusão, que deram um prejuízo de cerca de R$ 1,5 milhão, também no Amazonas.
1:47