28 de Dezembro, 2025 10h12mSaúde por Agência Brasil

Em temporada de cruzeiros, São Paulo emite alerta para o sarampo

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo emitiu um alerta de aumento de risco para reintrodução de sarampo no país durante o verão por causa da temporada de cruzeiros, com pontos de parada no litoral paulista

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo emitiu um alerta de aumento de risco para reintrodução de sarampo no país durante o verão por causa da temporada de cruzeiros, com pontos de parada no litoral paulista. Ao todo, 38 casos da doença foram notificados no país em 2025, sendo dois casos em São Paulo. 

Não há surto de sarampo no país atualmente.

As pessoas que vão embarcar a turismo ou a trabalho e aquelas que estarão expostas em aglomerações devem ficar atentas para a vacinação para a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), de preferência com ao menos 15 dias de antecedência da potencial exposição.

Publicidade

Além da vacinação a Secretaria recomenda medidas auxiliares para evitar exposição:

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel; Não compartilhar copos, talheres e alimentos; Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos; Evitar aglomerações ou locais pouco arejados; Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados; Evitar contato próximo com pessoas doentes.

"No retorno, caso surjam sintomas suspeitos até 30 dias após a viagem, como febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse ou coriza ou conjuntivite, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde, informar o histórico de deslocamento e evitar a circulação em locais públicos", informa a SES em nota.

Apesar dos casos registrados, o Brasil mantém o certificado de país livre da doença, já que a maior parte dos casos tem origem importada e não há circulação interna do vírus de forma endêmica.

Publicidade

Notícias relacionadas

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do sarampo no Brasil em razão do fluxo intenso de viajantes para a Copa do Mundo 2026

23 de Abril, 2026

Sarampo: infectologista alerta sobre vacinação em viagens para a Copa

O aumento do número de casos de sarampo registrado nos Estados Unidos, México e Canadá – que sediarão jogos da Copa do Mundo 2026 – acende o alerta para a necessidade de vacinação dos turist

09 de Junho, 2026

Profissionais de saúde vencem desafios para vacinação em área indígena

Na área atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Purus, unidade descentralizada do Sistema Único de Saúde (SUS), vivem 11 mil pessoas das etnias Apurinã, Jamamadi, Jami

24 de Maio, 2026