31 de Maio, 2025 17h05mSaúde por Rádio Agência Nacional

Hospitais universitários fazem mutirão para reduzir filas do SUS

Baixar Tocar O primeiro mutirão do novo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, ocorreu neste sábado (31), em nove hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa busca utilizar infraestrutura pública e privada para reduzir as filas de procedimentos não emergenciais do Sistema Único de Saúde (SUS)

O primeiro mutirão do novo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, ocorreu neste sábado (31), em nove hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa busca utilizar infraestrutura pública e privada para reduzir as filas de procedimentos não emergenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Hospital Universitário de Brasília (HUB) para acompanhar o mutirão, que realizou 28 cirurgias eletivas, além de 28 exames de coloproctologia (procedimento que avalia a saúde do intestino).

Segundo Padilha, a ideia é que os hospitais universitários passem a funcionar aos sábados ou em terceiro turno para atendimento eletivo, aumentando a capacidade da rede pública.

"Isso significa um esforço do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ebserh. Esse ano a Ebserh tem como meta aumentar em 40% a quantidade de cirurgias eletivas que realiza. O Ministério da Saúde coloca R$ 100 milhões para essa ação, reforçando os recursos que já são do MEC e da Ebserh", detalhou o ministro.

Ouça também: SUS realizou maior número de cirurgias eletivas da história em 2024

Ainda foi inaugurado no Hospital Universitário de Brasília um tomógrafo e outro mamógrafo, para ampliar o número de exames. Eles custaram mais de R$ 7 milhões.

Publicidade

No dia 5 de julho vai ocorrer o Dia E Nacional, para mobilizar hospitais universitários de todo país para ampliação de atendimento médico eletivo.

O programa “Agora Tem Especialistas” foi lançado por Medida Provisória nessa sexta-feira. A ação permite ainda o credenciamento de estruturas privadas que tenham interesse em oferecer atendimento e tratamento ao SUS.

*Com informações da Agência Brasil

© Jose Cruz/Agência Brasil Saúde Ideia é que unidades abram aos sábados ou em 3º turno, diz ministro Brasília 31/05/2025 - 17:01 Roberta Lopes/ Sumaia Villela Gésio Passos* - repórter da Rádio Nacional Agora Tem Especialistas SUS fila do SUS cirurgias eletivas sábado, 31 Maio, 2025 - 17:01 1:54

Publicidade

Notícias relacionadas

Padilha participa de 1º mutirão de cirurgias para reduzir fila do SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha iniciou neste sábado (31) as atividades do programa Agora Tem Especialistas, ao participar do primeiro mutirão de cirurgias eletivas realizado em nove unidade

31 de Maio, 2025

Centro de diagnósticos para câncer aumenta capacidade do SUS

Com a inauguração de um centro de diagnósticos do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e com o hospital AC Camargo, na capital paulista, o sistema p

27 de Junho, 2025

Edital para adesão de hospitais privados ao SUS sai na próxima semana

Na próxima semana, hospitais privados e filantrópicos interessados em abater dívidas tributárias com a União em troca de atendimento especializado para o Sistema Único de Saúde (SUS) já poder

25 de Junho, 2025