30 de Maio, 2025 17h05mSaúde por Rádio Agência Nacional

Rio recebe equipamento de alta tecnologia para tratamento de câncer

Baixar Tocar O Rio de Janeiro recebeu um acelerador linear, equipamento de alta tecnologia para o tratamento do câncer. A entrega aconteceu nesta sexta-feira (30), no Hospital Federal do Andaraí, na zona norte carioca, e faz parte do novo programa do Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera para atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento integrou uma agenda simultânea ocorrida em outras cidades, entre elas, Brasília, São Paulo, Curitiba e Teresina

O Rio de Janeiro recebeu um acelerador linear, equipamento de alta tecnologia para o tratamento do câncer. A entrega aconteceu nesta sexta-feira (30), no Hospital Federal do Andaraí, na zona norte carioca, e faz parte do novo programa do Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera para atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O evento integrou uma agenda simultânea ocorrida em outras cidades, entre elas, Brasília, São Paulo, Curitiba e Teresina.

Presente ao lançamento em São Paulo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, falou da eficácia do equipamento para combater o câncer:

“À medida em que há o envelhecimento da população, uma mudança demográfica, aumenta a incidência. Em 10% dos municípios brasileiros, o câncer já é a primeira causa de mortalidade. Esse tratamento é muito eficaz. Nós precisamos ganhar tempo para poder fazer esse tratamento. Então, hoje estão sendo inaugurados, em vários estados do Brasil, os novos aceleradores lineares”.

Alckmin elogiou o SUS, mas ponderou que o acesso da população à saúde precisa ser agilizado:

Publicidade

“O Brasil tem um grande sistema de saúde. Equidade, é igual pra todos; universalidade, pro trabalhador do campo, da cidade, empregado, desempregado; integralidade, vai da vacina até o transplante do coração. É um dos melhores sistemas do mundo, mas nós precisamos garantir o acesso mais rápido a quem dele precisa”.

De acordo com o governo, o acelerador poderá ampliar a cobertura e reduzir o tempo de espera para o tratamento de câncer no SUS, com potencial de aumentar em 50% sua capacidade de atendimento oncológico no Rio de Janeiro.

O equipamento possui uma série de dispositivos que controlam e moldam o feixe de raios. Isso resulta em mais precisão nas sessões de radioterapia, já que os seus raios-X atingem o tumor de diferentes ângulos, aumentando a dose de radiação nas células cancerosas, enquanto protege os tecidos saudáveis ao redor. Além disso, imagens são feitas antes e durante o tratamento para monitorar a direção do feixe.

© Cadu Pinotti/Agência Brasil Saúde Brasília, São Paulo, Curitiba e Teresina também receberam aparelhos Rio de Janeiro 30/05/2025 - 17:50 Fábio Cardoso / Rafael Guimarães Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Ministério da Saúde SUS câncer Geraldo Alckmin Acelerador Linear sexta-feira, 30 Maio, 2025 - 17:50 2:42

Publicidade

Notícias relacionadas

Pedro Severino recebe alta após 98 dias de tratamento

O jogador Pedro Severino, da equipe sub-20 do Bragantino, recebeu alta médica após 98 dias de tratamento, informou a equipe de Bragança Paulista nesta terça-feira (10)

10 de Junho, 2025

Casos de Síndrome Respiratória Grave seguem em alta no Rio

Mesmo apresentando sinais de desaceleração, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ainda se mantém acima do esperado no estado do Rio de Janeiro

09 de Julho, 2025

Câncer de mama: manifestação cobra acesso a tratamento aprovado no SUS

Pacientes oncológicas e representantes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) realizam nesta quarta-feira (9) manifestação, em frente ao Mini

09 de Julho, 2025