29 de Maio, 2025 19h05mSaúde por Rádio Agência Nacional

Opas alerta sobre aumento de casos de febre amarela nas Américas

Baixar Tocar A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de febre amarela nas Américas. Até maio deste ano, o número de infecções foi oito vezes maior que no mesmo período de 2024. O número de mortes já supera em 3 vezes o total do ano passado inteiro. Ao todo, a região já relatou 221 casos e 89 óbitos neste ano. A liderança é do Brasil com metade das infecções e das mortes, seguido da Colômbia e do Peru

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de febre amarela nas Américas. Até maio deste ano, o número de infecções foi oito vezes maior que no mesmo período de 2024. O número de mortes já supera em 3 vezes o total do ano passado inteiro.

Ao todo, a região já relatou 221 casos e 89 óbitos neste ano. A liderança é do Brasil com metade das infecções e das mortes, seguido da Colômbia e do Peru.

A preocupação é com casos fora da Amazônia, como em São Paulo e no estado de Tolima, na Colômbia, porque isso pode aumentar o risco de surtos urbanos.

Segundo a Opas, quase todos os infectados neste ano e em 2024 não estavam vacinados, pois a cobertura vacinal caiu depois da pandemia. Em dez dos 12 países onde a doença é comum, a taxa de vacinação está abaixo dos 95% recomendados.

A febre amarela é transmitida por mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. A doença pode causar febre, dores no corpo, vômito e, em casos graves, morte.

Publicidade

Se identificar esses sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Somente o médico pode avaliar a situação e orientar o tratamento.

A Opas recomenda reforçar a vacinação em todos os países, monitorar os casos e alertar viajantes para as áreas de risco. Também orienta o uso de doses fracionadas da vacina, quando necessário, para aumentar a proteção com o estoque disponível do imunizante.

É possível conseguir informações sobre a vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde, na página da Secretaria de Saúde do seu estado ou na página do Ministério da Saúde.

© 41330/Pixabay Saúde Região relatou 221 casos e 89 óbitos até maio de 2025 Brasília 29/05/2025 - 19:32 Rafael Gasparotto / Radioagência Oussama El Ghaouri, da Rádio Nacional febre amarela OPAS quinta-feira, 29 Maio, 2025 - 19:32 2:08

Publicidade

Notícias relacionadas

Opas divulga alerta para aumento de casos de coqueluche nas Américas

Baixar Tocar A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou boletim com alerta epidemiológico para o aumento de casos de coqueluche na região das Américas. Nas primeiras 21 semanas de 2025

02 de Junho, 2025

Anfavea: maio registra aumento nas vendas e exportações de veículos

A venda de veículos automotores atingiu a marca de 986,1 mil unidades de janeiro a maio de 2025, o que representa uma elevação de 6,1%, com relação ao mesmo período do ano passado

05 de Junho, 2025

Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (7), um informe de segurança alertando sobre os riscos à saúde e aos cabelos relacionados ao uso de alisantes ca

07 de Julho, 2025