10 de Maio, 2025 10h05mSaúde por Agência Brasil

São Paulo tem Dia D de Vacinação contra Gripe

Ministério da Saúde realiza neste sábado (9) o Dia D de Vacinação contra a Gripe

Ministério da Saúde realiza neste sábado (9) o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A ação ocorre de forma simultânea em todas as regiões do país, com exceção da região Norte que, por particularidades climáticas, terá o início da vacinação apenas no segundo semestre deste ano, quando a circulação viral e a transmissão da gripe são mais frequentes. O objetivo é alertar e estimular as pessoas sobre a importância de se protegeram contra a doença.

A meta do governo federal é vacinar 90% do público-alvo no país, estimado em 81,6 milhões de pessoas. 

“Hoje é o dia D da vacinação contra a gripe. Sabemos que alguns quadros graves estão evoluindo com complicações e, então, temos hoje a vacinação em todo o Brasil de grupos prioritários, entre eles, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de 0 a 6 anos, população indígena e população em situação de rua”, disse Ana Estela Haddad, em entrevista à Agência Brasil. “Vacina é vida. A vacina previne doenças”, afirmou. 

Só no estado de São Paulo foram distribuídas 11,6 milhões de doses e a expectativa é de imunizar até 19,3 milhões de pessoas. 

“Essa é uma ação importantíssima. Conseguimos, nos últimos três anos, subir os indicadores, que estavam abaixo de 70%, já passamos de 90%. Então, acho que essa é a principal ação, conseguir conscientizar da necessidade da vacinação”, disse Maurício Serpa, secretário adjunto da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Segundo o secretário, o país entra agora em um período sazonal, vem o inverno, e a influenza é um problema que atinge principalmente crianças e idosos, e a vacina vai impedir o agravamento.

Publicidade

A vacina contra a gripe foi produzida pelo Instituto Butantan e contém as cepas do vírus influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), que são as mais incidentes no Hemisfério Sul neste ano. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.

Público alvo 

Para a vacinação de 2025, a pasta adquiriu 73, 6 milhões de doses. No primeiro semestre, está prevista a distribuição de 67,6 milhões doses para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, serão distribuídas 5,9 milhões de doses na Região Norte. 

A expectativa da campanha, que teve início no dia 7 de abril, é vacinar mais de 32 milhões de idosos, 15 milhões de crianças e 1,6 milhão de gestantes. Mas a vacinação também inclui outros grupos prioritários como puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores de saúde e da educação; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios e a população e os funcionários do sistema prisional. 

A vacinação é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o país.

Publicidade

Notícias relacionadas

Sábado é Dia D da Campanha Nacional de Vacinação

O Ministério da Saúde promove no próximo sábado (18) o Dia D de mobilização nacional pela vacinação

14 de Outubro, 2025

SP inicia vacinação de grávidas contra vírus sincicial respiratório

A partir deste sábado (6), as gestantes a partir da 28ª semana de gestação terão acesso à vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A vacina previne infecções graves causadas pelo

06 de Dezembro, 2025

Febre maculosa causa mais duas mortes no interior de São Paulo

Duas pessoas morreram, na cidade de Leme (interior de São Paulo), na semana passada, devido à febre maculosa. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município. Não foram divulg

04 de Novembro, 2025