
Um passo importante para a proteção de bebês prematuros, principalmente com 32 a 36 semanas. O Distrito Federal será a primeira unidade da federação a aplicar, na rede pública de saúde, o imunizante Nirsevimabe que protege contra a bronquiolite. A vacina, aprovada pela Anvisa, foi incorporada ao SUS em fevereiro deste ano.
O Público-alvo são bebês recém-nascidos prematuros, com 32 a 36 semanas. Mas, o medicamento se mostrou capaz de prevenir doenças graves causadas pelo Virus Sincicial Respiratório, em todos os bebês, sejam eles prematuros, nascidos saudáveis ou com comorbidades.
O medicamento adquirido pela Secretaria de Saúde é um anticorpo de ação prolongada que protege as crianças contra infecções graves causadas pelo vírus, principal responsável por casos de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida.
A aplicação do Niservimabe é feita antes do período do ano em que ocorre normalmente o pico das infecções respiratórias em bebês, geralmente o outono e o inverno. Se trata de uma medida preventiva para reduzir complicações e internações – o que tem impacto direto na ocupação de leitos de UTI neonatal.
A distribuição está sendo realizada para as 11 maternidades da rede pública do Distrito Federal, de forma proporcional à estimativa de nascimentos prematuros.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Saúde Imunizante previne contra Virus Sincicial Respiratório Brasília 19/04/2025 - 13:58 Luana Lavoyer / Akemi Nitahara Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional bebês prematuros Nirsevimabe Virus Sincicial Respiratório bronquiolite sábado, 19 Abril, 2025 - 13:58 1:41