
Em sintonia com a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o Viva Maria chama atenção para a necessidade de cuidados no pós-parto. Com o tema "InÃcios Saudáveis, Futuros Esperançosos", a OMS reforça a importância de reduzir a mortalidade materna e neonatal, ampliando o acompanhamento das mulheres após o nascimento do bebê.
Embora o trabalho de parto e o parto sejam considerados momentos crÃticos, estudos recentes apontam que o risco de mortalidade materna permanece elevado até um ano após o parto. Por isso, a ginecologista LÃvia Martins defende que o acompanhamento médico não deve se encerrar logo após o nascimento da criança.
"É fundamental que a mulher continue recebendo cuidados para evitar complicações como hemorragias e infecções. A atenção à saúde materna precisa ser contÃnua."
Diante desse cenário, o Viva Maria reforça a importância de garantir bem-estar à s mulheres em todas as fases da gestação e no perÃodo pós-parto. Como lembra a ginecologista, saúde não tem preço, mas precisa de prioridade.
© Arte/Agência Brasil Saúde Ginecologista alerta para riscos maternos até um ano após o nascimento BrasÃlia 03/04/2025 - 06:19 Viva Maria Viva Maria quinta-feira, 3 Abril, 2025 - 06:19 7:20