
O governo do Ceará antecipou a vacinação contra a gripe. A imunização no estado teve início na segunda-feira, dia 31 de março. No calendário nacional, a campanha começa oficialmente no dia 7 de abril. Milhões de brasileiros poderão se proteger contra o vírus influenza com 65 milhões de doses, que devem ser distribuídas até o final deste mês, protegendo a população contra as cepas gripais B, H1N1 e H3N2.
Há uma preocupação recorrente quanto à segurança e aos efeitos colaterais da vacina. O médico imunologista Lauro Sucupira fala a respeito dessa questão:
“Existe alguns relatos de pacientes que dizem que desenvolvem a gripe após tomar a vacina. Isso não é verdade. O que pode estar acontecendo é que, como a vacina é aplicada em momentos de grande circulação do vírus, o paciente já tem aquele vírus incubado dentro dele. Então, houve uma coincidência. Não é a vacina que provocou aquilo. Pequenos sintomas, uma dor local, uma febriculazinha, não é para as pessoas ficarem preocupadas. Isso é até bom, porque mostra que o sistema imunológico está agindo, está atuando efetivamente, reconhecendo bem a vacina da gripe”.
A meta é imunizar 90% do público alvo, que inclui, entre outros, trabalhadores da saúde, professores, idosos a partir de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
A vacina estará disponível durante todo ano nos postos de saúde.
© Tomaz Silva/Agência Brasil Saúde Campanha nacional de imunização começa oficialmente no dia 7 de abril Brasília 03/04/2025 - 07:30 Rádio Universitária FM de Fortaleza / Rafael Guimarães Fernando Lima – Repórter da Rádio Universitária FM de Fortaleza vacinação gripe Ceará quinta-feira, 3 Abril, 2025 - 07:30 2:04