29 de Março, 2025 17h03mSaúde por Agência Brasil

Rio começa campanha contra a gripe

O Rio de Janeiro começou neste sábado (29) a campanha anual de vacinação contra a gripe. O primeiro grupo imunizado foi o de profissionais da área de saúde. A vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria)

O Rio de Janeiro começou neste sábado (29) a campanha anual de vacinação contra a gripe. O primeiro grupo imunizado foi o de profissionais da área de saúde. A vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria).

Para a Secretaria Municipal de Saúde, a dose anual é “fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis”. Apenas em 2025, o Rio registra nove mortes e 64 internações por influenza.

“Eu sou asmática e, depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais tive complicações respiratórias. Então, a imunização previne agravamentos da doença e hospitalizações", completou.

Para a primeira semana da campanha, a cidade recebeu 220 mil doses da vacina. Em 2024, mais de dois milhões de vacinas foram aplicadas na campanha municipal.

Publicidade

Vacina segura

A vacina é segura para todos os grupos indicados. “As únicas exceções para precaução são pessoas com histórico de alergia grave em dose anterior da vacina influenza, e não há indicação para crianças menores de seis meses de idade”, afirma a secretaria.

Em caso de dúvidas, os serviços de saúde poderão avaliar cada caso. Não há intervalo entre a imunização contra a gripe e as vacinas de rotina. Pessoas com covid-19, sintomas gripais ou de dengue devem adiar a vacinação até a recuperação clínica total.

Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico e documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).

Confira os grupos prioritários e o calendário.

Publicidade

Notícias relacionadas

Governo começa a distribuir vacina contra vírus sincicial respiratório

O Ministério da Saúde começa a distribuir nacionalmente, nesta terça-feira (2), o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR)

02 de Dezembro, 2025

Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país

Crianças e adolescentes com idade até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 202

06 de Outubro, 2025

Vacina contra a covid-19 protege gestantes de complicações

Além de proteger contra a infecção pela covid-19, a vacinação em gestantes também diminui os riscos de partos prematuros, morte fetal e anomalias congênitas

30 de Setembro, 2025