26 de Fevereiro, 2025 16h02mSaúde por Rádio Agência Nacional

Novo tratamento contra dor no joelho está em fase de testes

Baixar Tocar Um novo tratamento contra dores no joelho, ainda em fase de testes, promete ser uma solução mais acessível e economicamente viável para pacientes com osteoartrite, além de provocar menores efeitos colaterais. A osteoartrite não tem cura e se caracteriza pela degradação da cartilagem, remodelamento ósseo, inflamação e perda da função articular normal. Por enquanto, a recomendação para aliviar as dores de quem sofre com a doença permanece conservadora

Um novo tratamento contra dores no joelho, ainda em fase de testes, promete ser uma solução mais acessível e economicamente viável para pacientes com osteoartrite, além de provocar menores efeitos colaterais.

A osteoartrite não tem cura e se caracteriza pela degradação da cartilagem, remodelamento ósseo, inflamação e perda da função articular normal.

Por enquanto, a recomendação para aliviar as dores de quem sofre com a doença permanece conservadora. Ela inclui mudanças no estilo de vida, fisioterapia, uso de anti-inflamatórios orais, joelheira, injeções intra-articulares de corticoides e a infiltração com ácido hialurônico. 

Estas recomendações são para controle da dor, melhoria da função e tentativa de modificar a história natural da doença.

O novo tratamento em estudos consiste em aplicação do plasma rico em plaquetas do próprio paciente, em vez do uso de ácido hialurônico.

 A economia é grande, já que uma aplicação do ácido custa cerca de R$ 1 mil, enquanto com a nova técnica pode ficar em torno de R$ 100.

Sobre isso, explica o médico ortopedista, professor da Universidade Federal Fluminense e jovem cientista pela Faperj, Eduardo Branco de Sousa.

Publicidade

“O uso do ácido hialurônico ele tem aumentado muito ultimamente, mas ele tem uma grande limitação que é a questão do seu custo, seja para paciente na vida privada, seja pro SUS. Então a gente passou a buscar alternativas que pudessem também melhorar esse tratamento e tornar ele um pouco mais acessível”.

O especialista também fala sobre os benefícios do plasma.

“O plasma rico em plaquetas ele já é usado no mundo todo, e a gente têm bastante trabalhos mostrando a sua ação para melhorar a dor, melhorar a função, comparáveis ao ácido hialurônico. O problema é que no Brasil ele é considerado um tratamento experimental pelo Conselho Federal de Medicina e por conta disso ele não pode ser usado em uso clínico, só mediante protocolo de pesquisa”.

O estudo é conduzido com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro, a Faperj. Os pacientes da pesquisa, na faixa etária de 40 a 60 anos, com osteoartrite nos dois joelhos, estão sendo recrutados.

Para ser incluído o interessado deve enviar email para “projetoprphuapuff@gmail.com” e a equipe entrará em contato para verificar a adequação aos demais critérios clínicos de inclusão e exclusão da pesquisa. Repetindo o email: projetoprphuapuff@gmail.com.

Saúde A técnica promete ser mais acessível economicamente Rio de Janeiro 26/02/2025 - 16:04 Vitoria Elizabeth / Liliane Farias Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional joelho tratamento quarta-feira, 26 Fevereiro, 2025 - 16:04 2:34

Publicidade

Notícias relacionadas

Dia Mundial de Combate ao Mal de Chagas foca em prevenção e tratamento

Baixar Tocar Uma doença grave, que afeta cerca de 7 milhões de pessoas no mundo, a maioria em comunidades pobres da América Latina: a Doença de Chagas. Em 14 de abril é celebrado o dia mundial de

14 de Abril, 2025

Caderneta de vacinação infantil agora está no app Meu SUS Digital

Baixar Tocar Qual a mãe, pai ou adulto responsável que nunca chegou ao postinho de vacinação e lembrou que esqueceu a carteirinha da criança em casa? Pois é, a partir de agora esse problema vai

11 de Abril, 2025

Vacinação contra dengue é ampliada para jovens de 19 e 20 anos no Rio

Baixar Tocar O público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue no Rio de Janeiro foi ampliado. Agora, jovens de 19 e 20 anos podem se vacinar. A medida visa proteger mais pessoas contra a doe

09 de Abril, 2025