27 de Janeiro, 2026 17h01mPolítica por Rádio Agência Nacional

Governo federal quer fortalecer políticas públicas nas favelas da Maré

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (27), no Rio de Janeiro, o Grupo de Trabalho Técnico da Maré, iniciativa de quinze ministérios para o fortalecimento de políticas públicas no território localizado na zona norte da capital. A iniciativa reúne, ainda, universidades e instituições federais, para atuação integrada em áreas como saúde, igualdade racial, direitos sociais, habitação, segurança cidadã e participação social, estruturando ações de médio e longo prazo no local

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (27), no Rio de Janeiro, o Grupo de Trabalho Técnico da Maré, iniciativa de quinze ministérios para o fortalecimento de políticas públicas no território localizado na zona norte da capital.

A iniciativa reúne, ainda, universidades e instituições federais, para atuação integrada em áreas como saúde, igualdade racial, direitos sociais, habitação, segurança cidadã e participação social, estruturando ações de médio e longo prazo no local.

Participaram do evento a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, além de representantes de organizações e lideranças comunitárias.

O ministro Guilherme Boulos destacou a importância da medida e os investimentos que o governo federal tem realizado na Maré:

“O que nós estamos construindo aqui hoje com a assinatura do grupo de trabalho da Maré com 15 ministérios, nunca teve isso. E isso foi construído ouvindo os moradores, como resultado de um caderno de respostas lá na Secretaria Geral da Presidência da República, em que os moradores colocaram as principais demandas do território. O governo fez estudos técnicos, já estão sendo liberados R$ 170 milhões para obras do Periferia Viva. Nós estamos falando de obras de urbanização, regularização, moradia digna para as pessoas”.

Rio de Janeiro (RJ), 27/01/2026 - Grupo de Trabalho Técnico da Maré (GTT Maré), iniciativa interministerial voltada ao fortalecimento de políticas públicas no território. Foto:MIR/Divulgação

Segundo Boulos, o grupo de trabalho vai realizar um planejamento em três meses:

Publicidade

“Nos próximos 90 dias nós vamos montar um planejamento. E hoje aqui nós já incluímos também nesse grupo de trabalho as lideranças da Maré. Nós vamos chamar na reunião lá no Palácio do Planalto, além dos representantes desses ministérios, da Fiocruz que é parte, da Universidade Federal, as lideranças da Maré. Vão fazer parte da reunião. A partir disso, em 90 dias, nós temos o prazo necessário para poder botar de pé esse planejamento e depois vamos acompanhar a execução desse planejamento em cada ministério”.

O ministro também se posicionou contra a escala 6 por 1 e falou sobre as providências que vêm sendo tomadas em relação ao tema:

“Nós vamos acabar com a escala 6 por 1 no Brasil. Essa é uma necessidade do trabalhador brasileiro. Eu espero que isso possa ser pautado nesse primeiro semestre, aprovado nesse primeiro semestre e promulgado pelo presidente Lula nesse primeiro semestre”.

  Boulos afirmou, ainda, que a iniciativa anunciada pode servir de base para ações em diversas comunidades do país.

2:29

Publicidade

Notícias relacionadas

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o fim da escala de seis dias de trabalho por um de folga (6x1) no Brasil é prioridade para o governo federal neste ano

28 de Janeiro, 2026

Governo pode ter projeto próprio para fim da escala 6x1, diz Gleisi

O governo pode enviar projeto próprio para acabar com escala 6x1 no país. A informação é da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em conversa com jornalistas nesta

28 de Janeiro, 2026

Boulos acredita que fim da escala 6x1 pode ser aprovado neste semestre

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, afirmou nesta terça-feira (27) ter a expectativa de que o fim da escala 6x1 seja aprovado ainda neste semestre

27 de Janeiro, 2026