19 de Dezembro, 2025 20h12mPolítica por Rádio Agência Nacional

Presidente Lula participa do Natal dos Catadores e Catadoras, em SP

O presidente Lula participou nesta sexta-feira (19) da cerimônia de encerramento da 12ª edição da Expocatadores em São Paulo, que reuniu mais de 3 mil catadores e 600 cooperativas, organizações, especialistas e autoridades dos governos federal, estaduais e municipais. O Natal dos Catadores e Catadoras foi realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo. O evento acontece desde 2003 com a presença do presidente Lula e já se tornou tradição na agenda de final do ano

O presidente Lula participou nesta sexta-feira (19) da cerimônia de encerramento da 12ª edição da Expocatadores em São Paulo, que reuniu mais de 3 mil catadores e 600 cooperativas, organizações, especialistas e autoridades dos governos federal, estaduais e municipais.

O Natal dos Catadores e Catadoras foi realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo. O evento acontece desde 2003 com a presença do presidente Lula e já se tornou tradição na agenda de final do ano. Nesta sexta, Lula destacou a importância do trabalho dos catadores para o sustento de milhares de famílias no país e criticou as mudanças na legislação municipal de Porto Alegre, que afetam diretamente os catadores na capital gaúcha.

"Tem um prefeito numa cidade importante que proibiu as pessoas passarem com as carroças na rua. E mais grave do que isso, se um lojista for distribuir o papel para os catadores, ele será multado. Porque proibir que alguém trabalhe para levar o seu dinheiro pra casa para sustentar sua família, porque tá com sua carrocinha, no mínimo esse cidadão não tem nada de humanismo dentro da cabeça dele."

O presidente Lula anunciou que as políticas públicas voltadas para os catadores serão coordenadas de forma centralizada pelo ministro Boulos, que vai acompanhar a decisão e a execução das políticas. Lula também destacou a implementação de unidades móveis, como carretas e caminhões para a realização de exames de saúde a partir do ano que vem, para reduzir as filas do SUS.

Publicidade

"O ano que vem nós vamos ter 150 caminhões andando por esse país para fazer os exames que as pessoas precisam. E eu estou desafiando já os catadores de papel de material reciclável: juntar todas as mulheres para gente juntar com nossos caminhões e fazer todos os exames que as mulheres precisam e para os homens também."

Também participaram do evento os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos e da Saúde, Alexandre Padilha.

2:38

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica quem constrói “muros”

Na inauguração da ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com o país vizinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou que há país

19 de Dezembro, 2025

Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Belém neste sábado (1º) para cumprir uma série de compromissos relacionados à preparação da cidade para sediar a 30ª Conferência das Nações U

01 de Novembro, 2025

Lula discute pautas do governo em encontro com Motta e Alcolumbre

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva almoçou com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do S

30 de Setembro, 2025