16 de Dezembro, 2025 21h12mPolítica por Rádio Agência Nacional

Lula destaca conquistas e reforça diálogo com movimentos sociais

O presidente Lula e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, participaram na tarde de hoje da 10ª Reunião do Conselho de Participação Social no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília. Com a presença de 67 organizações sociais, o evento apresentou o balanço das atividades deste ano, análise de conjuntura política e planejamento para o ano que vem

O presidente Lula e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, participaram na tarde de hoje da 10ª Reunião do Conselho de Participação Social no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília.

Com a presença de 67 organizações sociais, o evento apresentou o balanço das atividades deste ano, análise de conjuntura política e planejamento para o ano que vem.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, destacou a importância da conexão direta com os movimentos sociais para construção conjunta das políticas públicas. O ministro assinou a recondução dos membros do conselho, formado em sua maioria pela sociedade civil.

Entre as principais demandas da sociedade civil está o fim da escala 6x1 com redução da jornada de trabalho sem perda salarial. O fim do feminicídio no país, educação e saúde da mulher negra e o respeito aos territórios tradicionais de matriz africana também foram citados pelos representantes da sociedade civil.

Publicidade

O presidente Lula falou sobre a relação com os Estados Unidos e a atuação em relação ao tarifaço, com três reuniões com o presidente Donald Trump, resultando na reversão das taxas sobre a maioria dos produtos brasileiros. Lula citou o golpe contra a presidenta Dilma Roussef e o retrocesso sofrido pela democracia brasileira, e destacou que as conquistas precisam ser colocadas na balança, como o registro da menor inflação dos últimos anos.

Lula falou também sobre a reforma tributária e a tentativa de equilibrar as contas públicas e promover justiça social. O presidente comentou ainda a questão da violência doméstica e dos casos de feminicídio, e assumiu o compromisso na agenda com relação à violência contra as mulheres.

2:41

Publicidade

Notícias relacionadas

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou neste sábado (4), em Brasília, que houve novos avanços na re

04 de Outubro, 2025

Lula chama América Latina de zona de paz e critica intervenções

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (20), a soberania da América Latina e destacou que é prioridade manter a região como “zona de paz”

20 de Outubro, 2025

Lula diz que não quer luxo e que ficará em barco durante a COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (3), que não faltarão acomodações em Belém para receber os participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudan

03 de Outubro, 2025