19 de Novembro, 2025 13h11mPolítica por Rádio Agência Nacional

Relator do PL Antifacção no Senado quer ouvir Ministério Público e PF

O projeto de Lei Antifacção já tem relator no Senado: será o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que promete uma análise técnica da proposta já aprovada na Câmara. Segundo ele, o problema não é o conteúdo, mas a constitucionalidade de alguns pontos. "No mérito, ele está adequado ao que o colegiado no Senado também entende. O endurecimento penal, endurecimento na execução das penas. Mas é possível ter um cuidado e uma verificação mais apurada no tocante à forma e constitucionalidade de alguns pontos"

O projeto de Lei Antifacção já tem relator no Senado: será o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que promete uma análise técnica da proposta já aprovada na Câmara. Segundo ele, o problema não é o conteúdo, mas a constitucionalidade de alguns pontos.

"No mérito, ele está adequado ao que o colegiado no Senado também entende. O endurecimento penal, endurecimento na execução das penas. Mas é possível ter um cuidado e uma verificação mais apurada no tocante à forma e constitucionalidade de alguns pontos".

▶️ Ouça mais: Ministra Gleisi Hoffmann critica relatório do projeto antifacção

Uma das preocupações é quanto à criação de um novo tipo penal, o de organização criminosa ultraviolenta, o que poderia gerar uma espécie de caos jurídico. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Otto Alencar (PSD-BA), já deu indicações de que o texto poderá ser modificado. E pretende ouvir as sugestões de autoridades policiais e Ministério Público.

Publicidade

"Faremos uma audiência pública para ouvir Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Federal, todos aqueles que estão envolvidos para apresentar uma letra de lei ao Brasil que possa combater o crime organizado".

A previsão do relator, Alessandro Vieira, é apresentar o relatório ainda em novembro. Ele avalia que não haverá dificuldades na aprovação. Quanto à possiblidade de retorno do texto alterado à Câmara, Vieira afirmou que essa não é uma preocupação no momento, porque o presidente da Casa, Hugo Motta, prometeu agilidade na análise.

1:34

Publicidade

Notícias relacionadas

Governo quer mudanças no PL Antifacção em relação à PF e terrorismo

O governo federal fixou dois pontos principais que deseja alterar no substitutivo do Projeto de Lei Antifacção, apresentado pelo relator Guilherme Derrite (PP-SP): o papel e as atribuições da Pol

11 de Novembro, 2025

Lula pede análise responsável do PL Antifacção pelo Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (19), que o Senado deve analisar o Projeto de Lei (PL) Antifacção com diálogo e responsabilidade

19 de Novembro, 2025

No Senado, diretor da PF critica PL Antifacção por reduzir recursos

R$ 12 bilhões: esse é o tamanho da fraude envolvendo o Banco Master, alvo de ação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (18). O número foi confirmado pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrig

18 de Novembro, 2025