26 de Agosto, 2025 20h08mPolítica por Rádio Agência Nacional

Agenda: Senado deve votar “ECA Digital” e mudanças na Ficha Limpa

Nesta quarta-feira (27), o Senado deve votar dois projetos importantes: a proteção de crianças na internet e mudanças na lei da ficha limpa. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que irá pautar a proposta que está sendo chamada de “ECA Digital”, que busca fortalecer a proteção de crianças e adolescentes na internet

Nesta quarta-feira (27), o Senado deve votar dois projetos importantes: a proteção de crianças na internet e mudanças na lei da ficha limpa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que irá pautar a proposta que está sendo chamada de “ECA Digital”, que busca fortalecer a proteção de crianças e adolescentes na internet.

O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada e, entre outros pontos, restringe a publicidade direcionada ao público infantil, exige das plataformas mecanismos de verificação de idade para uso das redes sociais e veda práticas de jogos de azar para esse público.

O projeto ganhou visibilidade após o influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, denunciar a exploração de crianças e adolescentes na internet.

Além dessa proposta, os senadores ainda devem analisar o projeto que altera o prazo de início da pena de inelegibilidade de políticos afetados pela lei da ficha limpa.

Atualmente, o político ficha suja deve ficar inelegível por oito anos após o final do seu mandato original. Pela mudança, o prazo passaria a contar a partir de configurada a situação de não poder ser votado.

A lei estabelece como causas de inelegibilidade o abuso de poder econômico ou político; contas rejeitadas por irregularidade; lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, entre outras.

Publicidade

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, entre 2012 e 2024, a Lei da Ficha Limpa impediu mais de 6 mil pessoas condenadas de se candidatarem a cargos políticos.

Já a Câmara dos Deputados deve analisar uma Proposta de Emenda à Constituição que muda as prerrogativas parlamentares.

O texto estabelece que prisão em flagrante de integrantes do Congresso Nacional só pode ocorrer em caso de crimes inafiançáveis como: racismo, tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos.

A PEC ainda proíbe a prisão cautelar por decisão monocrática, aquela feita por um único ministro do Supremo Tribunal Federal.

2:25

Publicidade

Notícias relacionadas

Presidente Lula sanciona com vetos mudanças na lei da Ficha Limpa

No último dia de prazo, o presidente Lula sancionou com vetos a lei que traz mudanças na Ficha Limpa. As alterações vieram depois da aprovação do projeto pela Câmara e pelo Senado que unificou

30 de Setembro, 2025

Congresso tem depoimento na CPMI do INSS e proposta que isenta IR

Mais um dia de depoimento na CPMI do INSS. Desta vez, do empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcante, que foi alvo da Operação Sem Desconto, que descobriu o esquema de fraude nas aposentadori

06 de Outubro, 2025

Senado deve votar hoje, em plenário, isenção do IR até R$ 5 mil

Em votação simbólica, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou a proposta de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês. O texto deve ir ainda nesta quar

05 de Novembro, 2025