
O presidente Lula participa nesta sexta-feira (22) da Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica, em Bogotá, na Colômbia. A reunião acontece na Casa de Nariño, sede e residência do presidente colombiano Gustavo Petro. Esse é o quinto encontro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, que reúne oito países.
Na pauta, propostas para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, cooperação em segurança pública, fortalecimento regional e ações estratégicas para a COP30, a Cúpula do Clima, que ocorre em novembro em Belém do Pará.
Durante a manhã, os líderes participam do Encontro Regional Amazônico, que reunirá representantes da sociedade civil, povos indígenas, comunidades tradicionais, academia e outros setores estratégicos.
Depois, será realizada uma reunião privada entre autoridades, seguida de almoço e da assinatura da Declaração de Bogotá, com ênfase na mudança do clima.
Esse documento registra consensos regionais, apresenta um balanço das ações implementadas desde a Cúpula de Belém, em 2023, e consolida compromissos para a COP30.
Além disso, o Brasil vai apresentar uma declaração autônoma à proposta do Fundo Florestas Tropicais para Sempre.
A iniciativa de financiamento busca um capital de US$ 125 bilhões e remunera países em desenvolvimento que conservam suas florestas.
1:41