
O presidente Lula voltou a defender a soberania do Brasil, diante do tarifaço dos Estados Unidos, e criticou a publicação de fake news nas redes sociais, nesta quinta-feira (21).
"Soberania não é apenas cuidar da nossa fronteira, do nosso mar, da nossa floresta, é cuidar do povo. Isso sim é soberania de um país. É por isso que nós não temos medo de ninguém gritar com a gente. Aliás, nós somos educados, eu não grito com ninguém. Vocês têm que prestar atenção nessa questão dessa loucura da rede digital. É preciso que a gente aprenda a separar o que é mentira e o que é verdade. E vocês sabem que nesse país tem uma fábrica de mentira."
A declaração foi feita na cidade de Sorocaba, em São Paulo, onde Lula acompanhou a entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis, que são veículos com consultórios odontológicos, para 400 cidades, de todos os estados do país.
População atendida
Essas unidades móveis vão levar atendimento odontológico a populações que têm dificuldade de acesso a esse serviço, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas.
Cada veículo é equipado com “cadeira odontológica completa, raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação e todos os instrumentos utilizados por dentistas.
Presente no evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o impacto da saúde bucal para a população, na saúde geral e na dignidade.
"Tem muitas doenças que são provocadas por uma má saúde bucal, inclusive Câncer, impacta também no seu sistema digestivo, em outras doenças que acontecem. Pode impactar, por exemplo, em dores de cabeça que a pessoa não sabe porque ele tá tendo uma dor de cabeça. Às vezes é um problema dentário. Além disso, a saúde bucal impacta na dignidade da vida das pessoas. Todo mundo aqui sabe que uma pessoa que não tem os dentes, às vezes ela tem vergonha de conviver, de ir na igreja. Tanto a gente não consegue namorar por conta de problema de saúde bucal, às vezes. Quantas pessoas não conseguem, às vezes fazer uma entrevista de trabalho por conta da saúde bucal".
Para a entrega dos automóveis, foram investidos mais de R$150 milhões, do Novo PAC Saúde. A expectativa é que as unidades atendam cerca de 1,4 milhão de famílias.
Cada unidade vai ter uma equipe de saúde bucal composta por um cirurgião-dentista e um auxiliar e/ou técnico em saúde bucal. Segundo o governo federal, nesta etapa de entregas, o Nordeste é a região que mais vai receber unidades móveis, seguindo critérios de “vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade”.
2:38