20 de Agosto, 2025 13h08mPolítica por Rádio Agência Nacional

Lula repudia tarifaço dos EUA durante telefonema para Macron

Em ligação telefônica com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Lula repudiou o uso político do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil. Lula telefonou para o líder francês, nesta quarta-feira (20), em uma chamada que durou quase uma hora. Nela, ambos defenderam o multilateralismo e o livre comércio

Em ligação telefônica com o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Lula repudiou o uso político do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil. 

Lula telefonou para o líder francês, nesta quarta-feira (20), em uma chamada que durou quase uma hora. Nela, ambos defenderam o multilateralismo e o livre comércio.  

Ao falar das tarifas de 50% impostas por Trump aos produtos brasileiros vendidos para os Estados Unidos, Lula relatou a Macron as medidas que o governo brasileiro adotou para amenizar os impactos do tarifaço.

Brasil Soberano

Na quarta-feira da semana passada (13), o presidente Lula assinou a Medida Provisória Brasil Soberano, com ações para "proteger exportadores brasileiros, preservar empregos, incentivar investimentos em setores estratégicos e assegurar a continuidade do desenvolvimento econômico do país diante das altas taxas".  

Publicidade

Durante a ligação, Lula informou a Macron sobre o recurso que o Brasil apresentou à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra as tarifas de Trump, que ele considera “injustificadas”. Ainda sobre o comércio multilateral, Lula e Macron se comprometeram a concluir os debates para a assinatura do Acordo comercial entre Mercosul e União Europeia até o fim deste ano, enquanto o Brasil preside o Mercosul.  

Lula também disse a Macron que pretende realizar uma cúpula virtual do Brics, ainda em setembro, para defender, mais uma vez, o multilateralismo. Em relação à guerra na Ucrânia, Macron elogiou Lula pelo Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China, criado para buscar o fim do conflito.

1:42

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula critica tarifaço dos EUA e defende cooperação global

O presidente Lula criticou o aumento de tarifas comerciais em artigo publicado em jornais de nove países. Segundo ele, a aplicação de tarifas unilaterais interrompe cadeias de valor e empurra a eco

11 de Julho, 2025

Lula e primeiro-ministro indiano conversam sobre tarifaço dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, tiveram uma conversa por telefone de cerca de uma hora nesta quinta-feira (7)

07 de Agosto, 2025

Haddad entrega hoje a Lula plano contra efeitos do tarifaço dos EUA

O texto da medida provisória (MP) com as ações planejadas pelo governo federal, em resposta ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, contra os produtos com orige

06 de Agosto, 2025