
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em uma rede social, em que aparece plantando sementes de uva em um terreno do Palácio do Alvorada. Filmado pela primeira dama Janja da Silva, enquanto mexe na terra, Lula ressalta que está plantando comida e não violência e ódio.
A mensagem é direcionada ao presidente do Estados Unidos, Donald Trump. Lula diz esperar que um dia Trump visite o Brasil, para que possam conversar, e para que o líder norte-americano também conheça o valor do país e do povo brasileiro. O video foi publicado na noite de sábado (16).
"Espero que um dia você possa visitar para que você possa conhecer o Brasil verdadeiro. O Brasil do povo que gosta de samba, que gosta de carnaval, que gosta de futebol, que gosta dos Estados Unidos, que gosta da China, que gosta da Rússia, que gosta do Uruguai, que gosta da Venezuela, nós gostamos de todo mundo."
O tarifaço imposto por Trump, de 50% sobre a exportação de diversos produtos brasileiros, especialmente do setor agrícola, incluindo café e frutas, começou a valer no último dia 6 de agosto.
O governo brasileiro tem tentado fazer contato pelas vias diplomáticas e oficiais para negociar a redução das taxas, mas afirma que não encontra interlocutores no governo dos EUA com autonomia para negociar.
*Com informações da Agência Brasil
1:26