07 de Agosto, 2025 10h08mPolítica por Rádio Agência Nacional

Oposição mantém ocupação no Senado contra prisão de Bolsonaro

Parlamentares da oposição continuam ocupando o Plenário do Senado nesta quinta-feira (7). Desde a última terça-feira (5), eles protestam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. Devido à obstrução, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, marcou uma sessão remota para a manhã desta quinta-feira. Alcolumbre afirmou que não aceitará intimidações nem tentativas de constrangimento

Parlamentares da oposição continuam ocupando o Plenário do Senado nesta quinta-feira (7).

Desde a última terça-feira (5), eles protestam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. Devido à obstrução, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, marcou uma sessão remota para a manhã desta quinta-feira. Alcolumbre afirmou que não aceitará intimidações nem tentativas de constrangimento.

Na Câmara, ocupação foi encerrada ontem

Já na Câmara dos Deputados, tumulto e negociação marcaram o fim da obstrução na noite de quarta-feira. Após 30 horas de ocupação pela oposição, o presidente Hugo Motta retomou o controle do Plenário. Em seu discurso, Motta afirmou que a democracia é inegociável e que "o país tem de estar em primeiro lugar".

Publicidade

Parlamentares da oposição pedem a inclusão na pauta de votação da anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, o fim do foro privilegiado e o impeachment de Alexandre de Moraes. Após a desocupação, o líder do Partido Liberal (PL), Sóstenes Cavalcante, disse ter negociado com o presidente da Câmara a votação dessas propostas. No entanto, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Lindbergh Farias, afirmou que a anistia não será votada.

O ex-presidente Jair Bolsonaro é réu na ação de tentativa de golpe de Estado, que está na reta final de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

2:38

Publicidade

Notícias relacionadas

Alexandre de Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro

Com a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã deste sábado (22), o pedido de prisão domiciliar humanitária feita pela defesa na ação da trama golpista foi rejeitada pelo mini

22 de Novembro, 2025

Bolsonaro deixa prisão para fazer cirurgia de hérnia no dia de Natal

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado na manhã desta quarta-feira (24) em Brasília. Ele vai passar por uma cirurgia agendada para esta quinta-feira, às 9h, para tratar uma hérnia inguinal.

24 de Dezembro, 2025

Chefes de Poderes assinarão pacto contra o feminicídio no Brasil

Com o país convivendo com números intoleráveis de violência contra as mulheres, os Três Poderes da República se reúnem nesta quarta-feira (4) para firmar um pacto nacional de enfrentamento ao f

03 de Fevereiro, 2026