02 de Julho, 2025 14h07mPolítica por Rádio Agência Nacional

Lula chama de "absurda" decisão de Motta que derrubou aumento do IOF

Em Salvador (BA), o presidente Lula defendeu a judicialização das mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que considera fundamentais para as contas públicas. Lula achou "absurda" a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, de colocar em votação o projeto que derrubou as mudanças no IOF. Mas negou que exista rivalidade do governo com o Congresso. "O erro, na minha opinião, foi o descumprimento de um acordo que tinha sido feito no domingo à meia-noite, na casa do presidente Hugo Motta

Em Salvador (BA), o presidente Lula defendeu a judicialização das mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que considera fundamentais para as contas públicas. Lula achou "absurda" a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, de colocar em votação o projeto que derrubou as mudanças no IOF. Mas negou que exista rivalidade do governo com o Congresso.

"O erro, na minha opinião, foi o descumprimento de um acordo que tinha sido feito no domingo à meia-noite, na casa do presidente Hugo Motta. Eu liguei pra Gleisi Hoffmann e perguntei como foi a reunião. Ela tava maravilhada com a reunião. Quando chega na terça-feira, o presidente da Câmara tomou uma decisão que eu considerei absurda. Agora, você pode perguntar: 'tem um rompimento com o Congresso?' Não. O presidente da República reconhece o papel que o Congresso tem. Ele tem os seus direitos e eu tenho os meus direitos. Nem eu me meto no direito deles, nem eles se metem no meu direito, e, quando os dois não se entenderem, a Justiça resolve".

Na capital baiana, Lula participou da tradicional Caminhada do Dois de Julho, no Largo da Soledade, pelo quarto ano consecutivo. Na Bahia, o dia 2 de julho é feriado estadual. Ele estava acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues e da primeira-dama, Janja.

A visita ocorre um dia depois de o presidente ter encaminhado ao Congresso Nacional um projeto de lei que torna a data o "Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil". 2 de julho marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas, quase um ano após a Proclamação da Independência.

Publicidade

Em entrevista à TV Bahia na manhã desta terça-feira (2), Lula disse que a aprovação do projeto pode destacar, para além do grito de D. Pedro I, o papel decisivo que o povo baiano teve na independência do país.

"O dado concreto é que apenas em 2 de julho de 1823 é que o povo baiano expulsou definitivamente os portugueses do Brasil. Então eu digo sempre: pela mesma porta que entraram, eles saíram. É importante o povo conhecer a história verdadeira do Brasil, porque muitas vezes a história é contada apenas por quem ganha, não é contada por quem lutou, que muitas vezes lutou, perdeu, e é mais importante do que quem ganhou."

Após os compromissos em Salvador, o presidente Lula embarcou para a Argentina. Ele deve chegar à Aeroestação Militar Aeroparque, na capital Buenos Aires, por volta das 16h45. Lá, ele participa da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que ocorre até quinta-feira (3), quando o Brasil assume a presidência temporária do bloco.

2:21

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (2), que os interesses de poucos grupos econômicos prevalecem no Congresso Nacional, em detrimento do conjunto da população brasil

02 de Julho, 2025

Lula defende aumento do IOF como forma de financiar gastos públicos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu, nesta quinta-feira (19), a proposta do governo federal de promover mudanças nas regras do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

19 de Junho, 2025

Motta diz que decisão sobre aumento do IOF sai ainda hoje

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) disse que deverá anunciar a posição da casa sobre o impasse envolvendo o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a

28 de Maio, 2025