12 de Janeiro, 2026 16h01mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Tornado danificou 350 casas em São José dos Pinhais (PR)

O tornado que atingiu São José dos Pinhais (PR) no último sábado (10) teve ventos de 180 km por hora. O fenômeno foi classificado na categoria F2 da Escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados e vai até 5. O balanço aponta que 350 residências foram danificadas, impactando 1,2 mil pessoas. Dois moradores ficaram levemente feridos. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a categoria F2 registra ventos entre 180 e 253 km por hora

O tornado que atingiu São José dos Pinhais (PR) no último sábado (10) teve ventos de 180 km por hora. O fenômeno foi classificado na categoria F2 da Escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados e vai até 5.

O balanço aponta que 350 residências foram danificadas, impactando 1,2 mil pessoas. Dois moradores ficaram levemente feridos.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a categoria F2 registra ventos entre 180 e 253 km por hora. Para efeito de comparação, o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, em novembro do ano passado, foi classificado como F4.

Segundo o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan, apesar de o tornado ter atingido o patamar inicial da categoria F2, os danos foram expressivos. 

Publicidade

"O tornado foi relativamente estreito; um tornado pequeno em extensão horizontal, mas que provocou danos significativos na região. Além de estreito, o tornado também percorreu uma trajetória pequena, de aproximadamente 1 km de distância em seu percurso. Em alguns momentos, a nuvem funil tocava o solo e sua circulação interagia com o solo, o que configura o tornado. Em outros momentos, ela subia e o dano não era identificado ou os danos foram pontuais; mas em alguns lugares foi intenso."

A Defesa Civil Estadual enviou mais de 2,6 mil telhas para ajudar as famílias atingidas. Além do destelhamento de casas, o tornado provocou a queda de árvores e de muros e interrompeu o fornecimento de energia elétrica. 

Esse já é o segundo tornado do ano no Paraná. O primeiro ocorreu no dia 1º de janeiro, no município de Mercedes. Na ocasião, o fenômeno foi de categoria F1, com ventos de 120 km por hora, e causou estragos na localidade de Arroio Guaçu.

2:02

Publicidade

Notícias relacionadas

Saúde instala consultórios móveis em cidade devastada por tornado

Duas semanas depois da devastação na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, causada pela passagem de um tornado, o governo federal iniciou nesta segunda-feira (24) atendimentos médicos em sei

25 de Novembro, 2025

Tornado destrói 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e causa seis mortes

Imagens aéreas da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, mostram bairros inteiros destruídos pelo tornado que passou pela região Centro-Sul do estado na noite desta sexta-feira (7)

08 de Novembro, 2025

Cidade do Paraná é atingida por ventos fortes de até 180 km/h

A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi atingida pela passagem de um tornado no início da noite deste sábado (10) e houve destelhamento de casas, queda de

11 de Janeiro, 2026