10 de Novembro, 2025 18h11mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

André Lago elogia China e destaca importância do financiamento privado

Logo depois de abrir, oficialmente, a COP 30 em Belém, o presidente da conferência do Clima no Brasil, André Lago, elogiou a atuação da China como país em desenvolvimento no contexto da transição energética. “Acho que a China abraçou essa agenda de uma forma extraordinária. Não preciso dizer o quão importante ela se tornou para veículos elétricos, painéis solares, energia eólica e baterias

Logo depois de abrir, oficialmente, a COP 30 em Belém, o presidente da conferência do Clima no Brasil, André Lago, elogiou a atuação da China como país em desenvolvimento no contexto da transição energética.  

“Acho que a China abraçou essa agenda de uma forma extraordinária. Não preciso dizer o quão importante ela se tornou para veículos elétricos, painéis solares, energia eólica e baterias. Mas destaco uma consequência importante: se o custo de um painel solar hoje é 90% menor do que alguns anos, muito mais pessoas no mundo em desenvolvimento podem comprá-lo”.

De acordo com o embaixador Lago, o gigante asiático “adicionou os elementos” que ele considera que estavam faltando, como tecnologia e soluções acessíveis a mais pessoas. Lago também destacou o papel da Índia nesse ponto e citou que o país também caminha na mesma direção da China.

Em relação ao financiamento mundial para a transição energética justa e o combate à emergência climática, o presidente da COP30, André Correa Lago, destacou como fundamental o investimento também do setor privado nessa iniciativa.

Publicidade

“Muitas delegações concordam que o setor privado pode ter uma contribuição importante, mas que o dinheiro público continua sendo absolutamente essencial. Naturalmente também precisamos captar muito mais dinheiro privado”.

Perguntado sobre o compromisso dos países do Norte global, em comparação com os do Sul Global, Lago disse que “os países desenvolvidos já possuem um nível equilibrado de desenvolvimento social e econômico, e por isso encaram a transição energética de uma maneira diferente do Sul Global".

1:58

Publicidade

Notícias relacionadas

No G20, Lula destaca transição energética e crescimento inclusivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (22), que o G20 – grupo das maiores economias do mundo – tem a responsabilidade de desenvolver um novo modelo de economia que prioriz

22 de Novembro, 2025

Jovens discutem transição energética e periferia na COP30

As discussões nesta segunda (17) e terça-feira na Zona Verde da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) estão dedicadas à gestão ambiental e comunitária, com foco

17 de Novembro, 2025

Transição energética pauta os debates do quinto dia da COP30

A transição energética pauta grande parte dos debates nesta sexta-feira (14/11), quinto dia de COP30 em Belém, no Pará. Está previsto o lançamento da Declaração de Belém do Instituto E+, par

14 de Novembro, 2025