07 de Outubro, 2025 09h10mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Casas feitas com cimento de caroço de açaí serão construídas em Belém

O governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará, entregou o benefício habitacional Sua Casa COP30 Sustentável, que viabilizará a construção de 45 moradias sustentáveis na região das ilhas, na capital. Erguidas com tijolos ecológicos produzidos a partir de caroços de açaí, as unidades vão reduzir a emissão de CO² na atmosfera em mais de 70 toneladas. O projeto será executado em convênio com a Cooperativa Mista da Ilha do Combu

O governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará, entregou o benefício habitacional Sua Casa COP30 Sustentável, que viabilizará a construção de 45 moradias sustentáveis na região das ilhas, na capital. Erguidas com tijolos ecológicos produzidos a partir de caroços de açaí, as unidades vão reduzir a emissão de CO² na atmosfera em mais de 70 toneladas. O projeto será executado em convênio com a Cooperativa Mista da Ilha do Combu.

O professor da UFPA, Marco Oliveira, fala sobre a proposta: "Esse caroço de açaí que até então ali poderia emitir carbono porque é uma matéria vegetal, matéria orgânica, uma biomassa, ele passa então a ser incorporado numa matriz cimentícia em que ele tem ali a proposta de fazer uma fixação, uma captura de CO². Então ele tem essa proposta de pegada de carbono, a proposta da bioeconomia circular".

O representante comunitário, Paulo Cohen, comenta sobre esse significado para os moradores: "Significa valorização dos ribeirinhos, valorização daqueles que protegem a floresta. Esse projeto vem em sintonia, principalmente no ano da COP. A gente olhar os ribeirinhos, olhar os amazônidas com olhar de humanidade, de preservação, de valorização, de inovação e de coisa sustentável".

A proposta do tijolo ecológico permitirá redução de até 30% no tempo de construção em relação à alvenaria tradicional, além de oferecer conforto térmico, maior isolamento acústico e economia de até 40% nos materiais. O tijolo reduz consumo de água em 90%, cimento 80%, ferro 50% e elimina o uso de madeira, diminuindo resíduos sólidos e emissões de gases de efeito estufa.

Publicidade

Telhas ecológicas reforçam a sustentabilidade, oferecendo maior durabilidade e aproveitamento de materiais reciclados. Também serão instalados biodigestores para tratamento de resíduos orgânicos, gerando biogás e biofertilizantes. O presidente da COHAB, Manuel Pinheiro, comenta a alternativa para a construção de novas moradias:

"Nós estamos aqui na região das ilhas, mais precisamente aqui no Combu, trazendo a inovação: a Casa Sustentável, a casa que vem fazer com que possa ser a diferença na COP30. Isso pra gente é uma felicidade enorme, porque estamos levando dignidade também para as pessoas que moram nas ilhas. Isso é fundamental para que quem tem filho, esposa, esposo, possa chegar e se sentir bem na sua residência. Nós estamos fazendo isso através da COHAB, através do governador Helder e através da nossa grande vice-governadora Hana. E é certeza de que em breve nós estaremos aqui novamente pra entregar essas casas. É a Companhia de Habitação fazendo com que nós possamos ter o direito à moradia digna e esperança e expectativa de casas boas no futuro. É isso que nós estamos fazendo e vamos continuar fazendo sempre. A certeza de que você vai viver bem".

3:15

Publicidade

Notícias relacionadas

Ministro do Turismo garante hospedagem acessível para COP30 em Belém

Em meio a relatos de alta nos preços das acomodações em Belém durante o período da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), o Ministério do Turismo r

02 de Agosto, 2025

COP30 recebe número recorde de 1.270 propostas de painéis

A organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém do Pará no próximo mês de novembro, recebeu um número recorde de propostas de painéis

21 de Setembro, 2025

Lula troca de avião após falha no motor antes de voo no Pará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou trocar de aeronave enquanto cumpria agenda na Ilha do Marajó, no Pará, na manhã de quinta-feira (2)

03 de Outubro, 2025