02 de Outubro, 2025 15h10mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Lula: Belém terá a COP da verdade, sem esconder problemas da Amazônia

A pouco mais de um mês para a realização da COP 30, o presidente Lula voltou a dizer que o evento mundial sobre mudanças climáticas vai ser a "COP da verdade". Em visita ao Pará, nesta quinta-feira (2), Lula disse reconhecer os problemas da capital Belém, que mereceu a indicação para sediar a conferência da ONU. "Eu sabia que Belém era uma cidade com problemas. Tem os problema de drenagem, tem os problema da pobreza

A pouco mais de um mês para a realização da COP 30, o presidente Lula voltou a dizer que o evento mundial sobre mudanças climáticas vai ser a "COP da verdade". Em visita ao Pará, nesta quinta-feira (2), Lula disse reconhecer os problemas da capital Belém, que mereceu a indicação para sediar a conferência da ONU.  

"Eu sabia que Belém era uma cidade com problemas. Tem os problema de drenagem, tem os problema da pobreza. Mas veja, por que que nós aceitamos de Brasil de fazer a COP lá? É porque é preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade".

O presidente fez a declaração durante passagem pelo arquipélago do Marajó, para inaugurar obras de educação e assinar a retomada da obra do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento. No mesmo evento, Lula também voltou a cobrar que os países ricos “paguem” o preço da poluição que eles promoveram para se desenvolver.

"Queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática. Eu quero saber se o presidente Trump, se o presidente Xi Jinping, se o presidente Macron estão preocupados em resolver o problema da situação climática. Porque para que a gente mantenha nossas florestas em pé, é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo do que nós, resolvam pagar para que a gente possa dar qualidade de vida pro povo que mora na Amazônia".

Publicidade

Na região, o presidente entregou três unidades de ensino em duas cidades da Ilha do Marajó: Breves e Melgaço. Por lá, Lula ainda assinou uma ordem de serviço para a retomada de sete obras da educação em Melgaço: cinco escolas, uma creche e uma quadra escolar.

De acordo com o governo federal, a Ilha de Marajó tem mais de cem empreendimentos com retomada de obras previstas. Eles incluem creches, escolas e quadras, para atender quase vinte e 5 mil estudantes. No ano passado, a região foi selecionada como “prioritária de assistência técnica e monitoramento educacional” pelo governo.

Depois dos eventos nas duas cidades da ilha, o presidente Lula seguiu para a capital paraense, Belém, para visitar obras de infraestrutura, inclusive de drenagem e saneamento.

2:18

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula: países ricos devem financiar a transição energética

Em visita a Belém, no Pará, antes da COP30, o presidente Lula disse que, na Conferência do Clima, ele vai voltar a cobrar que os países ricos financiem a transição energética daqueles em desenv

03 de Outubro, 2025

Lula: COP30 fará o mundo olhar de uma forma diferente para a Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste domingo (2) com moradores da comunidade do Jamaraquá, que reúne cerca mais de mil famílias de extrativistas e ribeirinhos, na Floresta Nacion

02 de Novembro, 2025

Presidente da COP30 diz que avalia a necessidade de estender o evento

As negociações da COP30 foram retomadas a partir das 8h desta sexta-feira (21/11), após o incêndio que atingiu uma pequena área da Zona Azul da Conferência das Mudanças Climáticas. O president

21 de Novembro, 2025