25 de Setembro, 2025 11h09mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Uece oferece 1ª graduação para comunidades do litoral cearense

A Universidade Estadual do Ceará dá início, nesta sexta-feira (26), a um projeto inédito no ensino superior. A partir das 9 da manhã, será realizada a aula inaugural do 1º curso voltado exclusivamente para povos e comunidades tradicionais do litoral cearense, incluindo áreas de conservação federais e outros territórios tradicionais. O evento acontece no Auditório Central do campus Itaperi. O novo Curso Tecnólogo em Turismo Comunitário será oferecido na modalidade a distância

A Universidade Estadual do Ceará dá início, nesta sexta-feira (26), a um projeto inédito no ensino superior. A partir das 9 da manhã, será realizada a aula inaugural do 1º curso voltado exclusivamente para povos e comunidades tradicionais do litoral cearense, incluindo áreas de conservação federais e outros territórios tradicionais. O evento acontece no Auditório Central do campus Itaperi.

O novo Curso Tecnólogo em Turismo Comunitário será oferecido na modalidade a distância. Segundo a Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais da Uece, o objetivo é formar profissionais que aliem atuação no setor turístico ao desenvolvimento sustentável e inclusivo dessas comunidades. A graduação tem duração de quatro semestres e carga horária de cerca de 1.700 horas.

São 150 vagas destinadas a pessoas que já atuam, direta ou indiretamente, com o turismo local — em atividades como pesca, artesanato, comércio, alimentação, hospedagem domiciliar, passeios, guias locais, eventos e festejos tradicionais.

Publicidade

Os alunos são ligados a comunidades tradicionais localizadas em Reservas Extrativistas do litoral cearense. Entre elas, estão: Prainha do Canto Verde; povos indígenas Jenipapo Kanindé e Tremembé; Caetanos de Amontada, Maceió, Barra das Moitas; Associação dos Moradores do Sítio Jardim; Associação Quilombola do Cumbe; Canoa Quebrada; além de comunidades do entorno do Parque Nacional de Jericoacoara.

As aulas acontecerão nos polos presenciais da Uece nos municípios de Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe e Camocim.

1:58

Publicidade

Notícias relacionadas

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª Cúpula Popular do Brics, evento criado para integrar movimentos sociais ao bloco, composto por 11 países

01 de Dezembro, 2025

Márcia Lopes prevê para dezembro 1ª pensão para órfãos do feminicídio

O pagamento de pensão para filhos de mulheres que sofreram feminicídio começa em dezembro. Pelo menos é o que espera a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Ela participou nesta quarta-feira (19)

19 de Novembro, 2025

Mapeamento do turismo em comunidades indígenas é lançado na COP30

O Ministério do Turismo lançou nesta quinta-feira, durante a COP 30, uma publicação que mapeia as iniciativas de turismo e experiências ofertadas por comunidades indígenas em diferentes biomas d

13 de Novembro, 2025