15 de Setembro, 2025 10h09mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

ICMBio vai catalogar cavernas brasileiras

As cavernas brasileiras serão catalogadas e passarão por estudos ligados à sustentabilidade. A decisão é resultado de uma ação do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que está convocando entidades dos estados, do Distrito Federal e da União para participar de um diagnóstico para o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com potencial de causar impactos negativos às cavidades naturais subterrâneas

As cavernas brasileiras serão catalogadas e passarão por estudos ligados à sustentabilidade. A decisão é resultado de uma ação do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que está convocando entidades dos estados, do Distrito Federal e da União para participar de um diagnóstico para o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com potencial de causar impactos negativos às cavidades naturais subterrâneas.

A primeira etapa será realizada com um questionário enviado a diferentes instituições. A iniciativa integra o Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PAN Cavernas do Brasil) e prevê a participação ativa de todas as entidades envolvidas.

A partir dos resultados desse trabalho, serão desenvolvidas novas ações que trarão benefícios diretos aos órgãos responsáveis pelo licenciamento e controle ambiental. Entre elas estão: a elaboração de roteiros de orientação para o tratamento do patrimônio espeleológico, a oferta de cursos de capacitação em espeleologia e licenciamentos técnicos do Sistema Nacional de Meio Ambiente.

O analista ambiental do ICMBio, José Carlos Reino, avalia a importância da participação das entidades no processo de licenciamento ambiental:

"Essa indicação é fundamental para alcançar os resultados do diagnóstico, já que a Constituição Federal estabelece que a competência para legislar em matéria ambiental é concorrente. Compete à União estabelecer normas gerais, ao passo que os estados possuem competência suplementar. Eles podem complementar as normas gerais no que couber, considerando as particularidades naturais, econômicas e sociais de cada estado e região".

Para o analista, o levantamento poderá identificar soluções que aprimorem os processos administrativos e ofereçam ao setor produtivo melhores condições para tomar decisões:

Publicidade

 "Poderemos subsidiar diversas outras ações com benefícios diretos aos órgãos de meio ambiente, que atuam no licenciamento, como elaboração de roteiro de orientação de como tratar esse patrimônio, a realização de cursos de capacitação e o aprimoramento de atos normativos".

As cavernas desempenham papel fundamental no armazenamento da água, protegem e conservam minerais raros e servem de morada para diversas espécies, muitas delas presentes somente nestes locais. Além disso, os ambientes subterrâneos oferecem um laboratório natural de conhecimento. Um desses objetos de estudo é sobre como as mudanças do clima afetam o meio ambiente, permitindo que sejam definidas estratégias para frear esses impactos.

O número de pesquisas científicas relacionadas a cavernas aumentou 280% nos últimos 16 anos, segundo levantamento do ICMBio divulgado em janeiro deste ano.

3:26

Publicidade

Notícias relacionadas

ICMBio vai fazer diagnóstico do licenciamento de cavernas brasileiras

As cavernas brasileiras serão catalogadas e passarão por estudos ligados à sustentabilidade. A decisão é resultado de uma ação do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversida

15 de Setembro, 2025

Chapada dos Veadeiros enfrenta foco de incêndio na região de Nova Roma

Focos de incêndio foram controlados em dois locais da Chapada dos Veadeiros, mas Nova Roma ainda enfrenta as chamas Os incêndios que atingem a Chapada dos Veadeiros, desde o dia 28 de setembro, cont

13 de Outubro, 2025

ICMBio informa que 11 ararinhas-azuis foram detectadas com circovírus

O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade informou que 11 ararinhas-azuis recapturadas no início do mês testaram positivo para circovírus, agente causador da doença do bico e das penas. A enfermi

29 de Novembro, 2025