15 de Setembro, 2025 20h09mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Estado de São Paulo está na semana de maior risco para incêndios

O Estado de São Paulo entrou na semana de maior risco para incêndios neste ano. Por conta disso, o Governo do Estado de São Paulo instalou nesta segunda-feira um Gabinete de Crise no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia – o INMET - as altas temperaturas e os baixíssimos índices de umidade relativa do ar também marcam as regiões Nordeste e Centro-oeste na última semana do inverno brasileiro

O Estado de São Paulo entrou na semana de maior risco para incêndios neste ano. Por conta disso, o Governo do Estado de São Paulo instalou nesta segunda-feira um Gabinete de Crise no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia – o INMET - as altas temperaturas e os baixíssimos índices de umidade relativa do ar também marcam as regiões Nordeste e Centro-oeste na última semana do inverno brasileiro.

A Defesa Civil de São Paulo alerta que está será a semana mais crítica da estiagem do ano para o Estado de São Paulo, como explicou o coordenador do órgão, tenente Maxwell de Souza.

O Gabinete de Crise reunirá, de forma presencial, representantes de diferentes órgãos estaduais como Corpo de Bombeiros, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental.

Publicidade

Com risco extremo para queimadas, a Defesa Civil também pede que a população tome ainda mais cuidado para prevenir novos focos de queimada. No decorrer da semana, o tempo deve permanecer seco e sem chuva também em grande parte do interior da Região Nordeste, com destaque para o oeste da Bahia, sul do Maranhão e grande parte do Piauí. Nessas áreas, segundo o INMET, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20%.

Para a Região Centro-Oeste, o destaque continua sendo a baixa umidade do ar, com valores abaixo de 25%, especialmente no Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e no centro-leste do Mato Grosso.

2:17

Publicidade

Notícias relacionadas

Cidade de São Paulo tem agosto mais seco desde 2020

Sem expectativa de chuva para este domingo (31), a cidade de São Paulo deve encerrar o mês de agosto como um dos mais secos dos últimos anos

31 de Agosto, 2025

Doze cidades em estado de emergência por excesso ou falta de chuva

Doze cidades brasileiras tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional nesta quinta-feira. Eles passam por problemas causados por estia

04 de Setembro, 2025

Defesa Civil realiza missão nos estados da Amazônia Legal e Pantanal

A Defesa Civil Nacional começa, nesta semana, uma missão nos estados mais afetados pelos impactos da seca na Amazônia Legal e no Pantanal. A ideia é estruturar a atuação coordenada dos órgãos

22 de Julho, 2025