15 de Agosto, 2025 08h08mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Caso Samarco: programa de indenização supera mais de 300 mil pedidos

A tragédia de Mariana (MG) completa 10 anos em novembro. Já são mais de 300 mil o número de adesões do Programa Indenizatório Definitivo, o PID, da mineradora Samarco. O Programa foi reaberto no dia primeiro de agosto pela Samarco, a pedido Ministério Público Federal, ministérios públicos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo, além das defensorias públicas dos dois estados. E, segundo a mineradora, a procura tem sido grande

A tragédia de Mariana (MG) completa 10 anos em novembro. Já são mais de 300 mil o número de adesões do Programa Indenizatório Definitivo, o PID, da mineradora Samarco.

O Programa foi reaberto no dia primeiro de agosto pela Samarco, a pedido Ministério Público Federal, ministérios públicos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo, além das defensorias públicas dos dois estados. 

E, segundo a mineradora, a procura tem sido grande.

Para se ter uma ideia, até julho eram pouco mais de 294 mil pedidos de indenização. Desse total, foram obtidos 232.927 acordos e pagos R$ 5,57 bilhões no total.

Cada pessoa ou empresa que aderir ao programa tem direito a um a indenização R$ 35 mil, em parcela única.

Para receber o valor, é necessário assinar um termo de quitação, que implica renúncia a ações judiciais nacionais e internacionais.

A mineradora Samarco, cujos acionistas são a Vale e a BHP, era responsável pela barragem de Fundão, no município mineiro de Mariana, que rompeu no dia 5 de novembro de 2015.

Publicidade

Os interessados têm apenas um mês para fazer a adesão já que o programa termina em 14 de setembro.

Em novembro de 2015, a ruptura da barragem da Samarco liberou uma avalanche de cerca de 39 milhões de metros cúbicos de rejeitos que escoaram pela Bacia do Rio Doce.

Dezenove pessoas morreram e populações de dezenas de municípios até a foz no Espírito Santo foram impactadas.

Esse é considerado o maior desastre ambiental do Brasil e um dos maiores do mundo.

2:05

Publicidade

Notícias relacionadas

Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

Entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes brasileiros que estavam fora da escola ou em risco de evasão voltaram ao estudo, segundo dados inéditos, divulgados nesta segunda-feira (2

28 de Julho, 2025

Tocantins registra mais de mil focos de queimadas em maio

Baixar Tocar O fim do período chuvoso e o tempo seco já resultaram em um elevado número de focos de queimadas no Tocantins. Apenas em maio foram registrados 1.062 focos, com Lagoa da Confusão lide

04 de Junho, 2025

Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo sobre descontos no INSS

Pelo menos 613 mil aposentados e pensionistas do INSS, que têm direito ao ressarcimento de descontos indevidos, ainda não fizeram a adesão ao acordo para receber o dinheiro de volta

15 de Agosto, 2025