13 de Agosto, 2025 10h08mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Uerj identifica nova espécie de peixe pré-histórico na Antártica

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) , em parceria com o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificaram o fóssil de uma nova espécie de peixe pré-histórico, na Península Antártica. O exemplar articulado viveu entre 145 e 66 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) , em parceria com o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificaram o fóssil de uma nova espécie de peixe pré-histórico, na Península Antártica.

O exemplar articulado viveu entre 145 e 66 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo. O fóssil é o mais bem preservado já descoberto na região e foi encontrado durante expedição do projeto Paleoantar, realizada entre 2018 e 2019, iniciativa que reuniu pesquisadores de diversas especialidades e instituições brasileiras.

O processo da pesquisa durou cinco anos, tendo se iniciado com a chegada do fóssil ao Brasil e terminado com a reconstituição tridimensional, como explica Valéria Gallo, bióloga e professora titular do Departamento de Zoologia da Uerj:

“A gente começou a olhar as figuras lá em 2021, começamos a meter a mão na massa mesmo em 2022, 2023. Em 2024 a gente finalizou, aí começamos as descrições, os desenhos, a elaboração das estampas e a escrita, né, do trabalho.”

A especialista dá mais informações sobre a forma como o fóssil foi encontrado:

Publicidade

“O peixe vinha dentro do que a gente denomina concreção calcária. Ele está preservado nessa estrutura geológica, nessa estrutura sedimentar, vamos dizer assim, nessa rocha, não é nem uma estrutura, nessa rocha, e essa concreção de fato possibilita uma fossilização muito boa. Ela protege, ela preserva bem o fóssil.”

Segundo a Uerj, o estudo reforça a importância da análise de fósseis de flora e fauna que servem como referência para prever como os organismos podem reagir ao aquecimento global atual, contribuindo para traçar estratégias de conservação.

*Com informações da Agência Brasil.

1:55

Publicidade

Notícias relacionadas

Revalida: prazo de recurso para atendimento especial termina na sexta

Os inscritos na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/2 que tiveram as solicitações de

30 de Julho, 2025

Nova variante do vírus da covid-19 circula na cidade do Rio de Janeiro

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), órgão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), confirmou que uma nova variante XFG, do vírus SARS=Cov-2, causador da covid-19 está circulando no município do Rio de J

16 de Julho, 2025

Nova MP tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

Uma medida provisória publicada nesta sexta-feira (11) busca reduzir a alta na conta de luz provocada pela derrubada no Congresso Nacional dos vetos à Lei das Eólicas Offshore

11 de Julho, 2025