31 de Julho, 2025 21h07mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Operação em Terra Indígena inutiliza 1,4 mil pontos de garimpo ilegal

Quase 1,4 mil pontos de garimpo ilegal inutilizados e um prejuízo de quase R$ 100 milhões aos criminosos, com a destruição de estruturas fixas e apreensão de combustível, maquinário e ouro. Esse foi o balanço da primeira etapa da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Kayapó, no Pará. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira

Quase 1,4 mil pontos de garimpo ilegal inutilizados e um prejuízo de quase R$ 100 milhões aos criminosos, com a destruição de estruturas fixas e apreensão de combustível, maquinário e ouro. Esse foi o balanço da primeira etapa da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Kayapó, no Pará. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira.

Com atuação integrada de mais de 20 órgãos federais, a operação superou o número inicialmente previsto de 650 alvos e se consolidou como uma das maiores ações já realizadas pelo Estado brasileiro contra atividades ilegais na Amazônia.

Segundo o Secretário Nacional de Direitos Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang, a operação teve como objetivo combater o garimpo e o desmatamento ilegal que impactam o território indígena dos Kayapó.

Entre os resultados alcançados nessa primeira etapa estão a inutilização de 967 barracos, 117 acampamentos, 406 motores e 25 escavadeiras hidráulicas, além de 22,8 mil litros de óleo diesel apreendidos; o que resultou numa queda de 95% dos alertas de desmatamento.

Publicidade

De acordo com a Força Tarefa, foram aplicados mais de 164 mil reais em multas. Também foram apreendidos 63 gramas de ouro, além de 257 kg de cocaína e 238 kg de pasta-base apreendidos nas rodovias federais da região.

Após as operações, os rios da região, como o Rio Fresco, já mostram sinais de recuperação ambiental, com melhoria na qualidade da água após a remoção de dragas. A Força Nacional e a Funai devem permanecer na região para impedir o retorno de invasores.

2:24

Publicidade

Notícias relacionadas

Operação já destruiu 16 dragas e 8 embarcações de garimpo ilegal no AM

A Polícia Federal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizam operação para destruir equipamentos de garimpeiros ilegais que lançavam mercúrio nas águas e pre

28 de Julho, 2025

Operação destrói equipamentos e estrutura do garimpo ilegal em Roraima

Uma operação contra o garimpo ilegal em áreas da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, no mês de junho, destruiu equipamentos, aeronaves e infraestrura usada pelas quadrilhas que exploram irregula

04 de Julho, 2025

Lula entrega 599 títulos de terra em antiga área de palafitas em PE

Ao microfone, Clodoaldo José da Silva, de 45 anos, morador do bairro de Brasília Teimosa, no Recife (PE), buscava na memória relatar as cenas que ficaram no passado

14 de Agosto, 2025