
Na edição desta segunda-feira (28), o programa Viva Maria celebra o Dia Nacional da Caatinga e pega carona no voo da “Asa Branca” para fazer festa no sertão. Infelizmente, o bioma é um dos mais degradados do país e está ameaçado pela desertificação.
Mas uma planta guerreira pode ajudar a Caatinga a resistir, a Syagrus coronata, palmeira nativa que gera um fruto conhecido popularmente como licuri. Quem garante é Marcia Vanusa da Silva, professora do Departamento de Bioquímica do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e convidada desta edição especial do Viva Maria.
Marcia Vanusa fala da riqueza desse fruto, considerado "o ouro da caatinga" por seu poder de transformação ecossocial:
“O licuri é o ouro, é o ouro da Catinga, já explorado por cooperativas de extrativistas, principalmente no estado da Bahia. (...) Esse extrativismo produz óleos extravigens, cervejas, licores que vêm gerando renda para essa população. (...) Do ponto de vista científico, a gente tem um interesse extremamente importante pela composição desse óleo. É um óleo muito rico em ácido láurico. (...) É um excelente antioxidante, anti-inflamatório, cicatrizante e até antibiótico”.
© Ministério Ciência Tecnologia/Divulgação Meio Ambiente Professora fala da riqueza do fruto, considerado "o ouro da Caatinga" Brasília 28/04/2025 - 18:05 Mara Régia / Rádio Nacional Mara Régia – Apresentadora do Viva Maria Viva Maria caatinga Licuri Marcia Vanusa segunda-feira, 28 Abril, 2025 - 18:05 7:55