
A ministra Marina Silva participa da 11ª reunião dos ministros de Meio Ambiente do Brics, em Brasília.
O Brasil está na presidência rotativa do grupo. Entre outros países, as principais economias emergentes, como Rússia, Índia, China e África do Sul.
Durante a abertura, Marina destacou que a presidência brasileira do Brics enfrenta o desafio de organizar a próxima conferência do clima, a COP 30, frente a um novo contexto mundial.
Marina lembrou ainda que o Brasil acredita que o Brics é um espaço fundamental e cada vez mais influente para a construção coletiva de soluções.
O evento em Brasília discute temas como desertificação, degradação da terra e secas; preservação, poluição por plásticos e mudança do clima.
Ao final, será adotada uma declaração conjunta dos ministros do Meio Ambiente dos países membros do Brics.
Além dos cinco membros originais, hoje o grupo conta com outros seis países: Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã, que participam pela primeira vez da reunião dos ministros de Meio Ambiente.
© Antonio Cruz/Agência Brasil Meio Ambiente Evento discute temas como desertificação e mudanças do clima Brasília 03/04/2025 - 14:17 Leila Santos / Liliane Farias Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional Marina Silva Brics quinta-feira, 3 Abril, 2025 - 14:17 2:13