Com previsão de forte chuva no Rio de Janeiro a partir de sexta-feira (4/3), o governo do estado intensifica o planejamento de prevenção e as ações de socorro a qualquer eventualidade.
De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil estadual, o avanço da nova frente fria pelo oceano poderá acentuar os locais de instabilidade, aumentando as chances de tempestades em diversas regiões, em especial, na Serra Fluminense, devido ao histórico de inundações e deslizamentos.
Em Petrópolis, a prefeitura realizou nessa quarta-feira (2/4) uma reunião com todas as secretarias e órgãos públicos para definir medidas de enfrentamento ao mau tempo. A Defesa Civil emitiu aviso meteorológico de pancadas de chuva moderadas a fortes, já a partir de hoje. E a previsão é de que se intensifiquem até o fim de semana. São esperados acumulados de chuva significativos na cidade, que ainda traz as marcas da tragédia de 2022, quando os temporais mataram mais de 240 pessoas e deixaram um rastro de destruição.
Entre as ações de prevenção definidas pela prefeitura estão dez linhas para atendimento de emergência no número 199, liberação do acesso às imagens das câmeras de segurança; equipes da guarda civil municipal e do Samu de prontidão para eventuais ocorrências; reforço dos efetivos do Corpo de Bombeiros e das equipes de reparos da concessionária de energia Enel.
Meio Ambiente A Serra Fluminense está entre regiões de maior atenção. Rio de Janeiro 03/04/2025 - 09:47 Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel Priscila Thereso – Repórter da Rádio Nacional tempestades Chuvas Defesa Civil quinta-feira, 3 Abril, 2025 - 09:47 1:29