27 de Junho, 2026 16h06mInternacional por Agência Brasil

Alemanha e Dinamarca registram temperaturas recordes

Da Escandinávia aos Alpes, os europeus enfrentam calor sufocante neste sábado (27), à medida que uma onda de calor ligada a dezenas de mortes se espalha para o leste, com temperaturas recordes ultrapassando os 40 graus Celsius em alguns locais

 Da Escandinávia aos Alpes, os europeus enfrentam calor sufocante neste sábado (27), à medida que uma onda de calor ligada a dezenas de mortes se espalha para o leste, com temperaturas recordes ultrapassando os 40 graus Celsius em alguns locais.

A Dinamarca registrou a temperatura mais alta de todos os tempos, depois que Reino Unido, França, Suíça e Alemanha já haviam enfrentado calor recorde em junho e o sistema climático começou a se deslocar em direção à Polônia.

“A onda de calor atingirá seu pico no fim de semana, com temperaturas bem acima de 40°C em algumas partes da Alemanha”, disse Karsten Brandt, meteorologista do site de previsão do tempo Donnerwetter.de.

Na sexta-feira, um novo recorde alemão de 41,3 °C foi registrado perto da cidade de Saarbrücken, na fronteira com a França, informou o Serviço Nacional de Meteorologia da Alemanha, citando dados preliminares.

Enquanto isso, o Instituto Meteorológico Dinamarquês registrou 37°C ao norte da cidade de Aarhus neste sábado, a temperatura mais alta já registrada desde o início das medições, em 1874.

Economia de água

O serviço emitiu hoje alertas de calor extremo para quase toda a Alemanha, enquanto as autoridades pediam à população que economizasse água.

Segundo o serviço, eram esperadas temperaturas de 36°C em todo o país, com possibilidades de máximas locais de 42°C. As temperaturas subiram bem acima de 30°C em quase toda a Polônia.

Na França, dezenas de pessoas, tanto jovens quanto idosas, morreram durante a onda de calor. Temperaturas acima de 40°C interromperam o tráfego ferroviário e a geração de energia, provocaram proibições ao consumo de álcool, suspenderam as aulas e adiaram eventos ao ar livre.

O Ministério da Saúde da Itália emitiu alerta vermelho para a onda de calor em 18 cidades, incluindo Milão, Roma, Turim, Veneza, Gênova, Florença e Bolonha, para sábado e domingo, com previsão de que as temperaturas cheguem a 39°C.

Sexta-feira foi a noite mais quente de junho já registrada em Bolzano, nos Alpes italianos, com temperaturas noturnas que não caíram abaixo de 25,4°C, informou o meteorologista da cidade, Dieter Peterlin, no X.

Publicidade

O gabinete do primeiro-ministro francês informou que, embora a onda de calor esteja passando, a pressão sobre o sistema de saúde persistirá e as hospitalizações permanecerão elevadas por vários dias.

Os relatos de incêndios florestais na França aumentaram em comparação com o mesmo período do ano passado devido à onda de calor, afirmam autoridades.

Tráfego ferroviário

Enfrentando a perspectiva de danos à infraestrutura, incluindo estradas deformadas e trilhos de trem dilatados, algumas das principais operadoras ferroviárias têm buscado reduzir o tráfego.

A operadora ferroviária nacional alemã, Deutsche Bahn, permitiu que os clientes cancelassem viagens de longa distância até o início da próxima semana sem cobrança, para aliviar a pressão sobre sua rede.

Outra operadora, a National Express, informou que suspenderia alguns trens na tarde deste sábado na Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha, como medida de precaução.

Perto de Hamburgo, a faixa principal de tráfego de uma das rodovias mais movimentadas do país, foi parcialmente fechada depois que o calor causou rachaduras no asfalto, informaram as autoridades.

*(Reportagem adicional de Karol Badohal, Emma Farge, Elizabeth Pineau e Makini Brice; texto de Dave Graham)

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Publicidade

Notícias relacionadas

Temperaturas devem ultrapassar 40°C em onda de calor europeia

Três pessoas morreram na França devido a problemas de saúde causados pelo calor extremo, e quase 2

22 de Junho, 2026

Lula chega à Alemanha para assinar parcerias comerciais e de inovação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, neste domingo (19), na cidade de Hannover, na Alemanha, em busca de parcerias comerciais e de inovação. Estão previstas as assinaturas de 10 aco

19 de Abril, 2026

Equador vence Alemanha de virada e carimba vaga no mata-mata da Copa

O Equador dependia apenas da vitória sobre a já classificada Alemanha na última partida da fase de grupos para avançar ao mata-mata da Copa do Mundo

25 de Junho, 2026