25 de Outubro, 2025 13h10mInternacional por Agência Brasil

PF define plano de segurança para os dias de COP 30 em Belém

A Polícia Federal (PF) definiu o plano de ação para a segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) , que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, em Belém

A Polícia Federal (PF) definiu o plano de ação para a segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) , que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, em Belém. Iniciadas em 1º de outubro na capital paraense, as ações da corporação têm o objetivo de garantir a proteção de um número recorde de delegações internacionais e, ao mesmo tempo, assegurar o exercício da liberdade de expressão.

Eixos de atuação

O planejamento da PF diante dos desafios de segurança e logística para a COP 30, concentram-se em três eixos: 1. diplomacia e recorde de delegações: a complexidade da agenda climática e a expectativa de um número recorde de delegações com visões antagônicas exigem um esquema de segurança adaptado e especial para autoridades e uma articulação geopolítica intensa. 2. logística reforçada: abrange o reforço na imigração, na fiscalização de portos (como o de Outeiro, que receberá navios de cruzeiro) e a segurança aeroportuária, incluindo a atuação na Base Aérea de Belém, por onde as autoridades de diversos países chegarão ao território brasileiro; 3. liberdade de manifestação: a conferência de Belém será um palco central para a livre manifestação de povos originários e movimentos sociais. A Polícia Federal atuará para proteger os participantes, estabelecer perímetros e garantir uma "convivência harmônica" entre os segmentos sociais, sem prejudicar o funcionamento regular da cidade.

Efetivo policial

Livre debate

No evento de visibilidade internacional, a instituição policial explica que a conferência – realizada pela primeira vez na Amazônia brasileira – virá após edições realizadas em países com maiores restrições às liberdades civis.

Publicidade

“A PF destaca o Brasil se consolida como o principal palco dos últimos cinco anos para a livre manifestação de povos originários”, diz a nota da entidade.

Os cidades-sede das últimas Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) foram: ·         em 2024, Baku, no Azerbaijão, sediou a COP29; ·         em 2023, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sediou a COP28; ·         em 2022, Sharm el-Sheikh, no Egito, sediou a COP27; ·         em 2021, Glasgow, na Escócia, sediou a COP26.

Aldeia COP

De olho na importância da presença e do saber dos povos tradicionais nas negociações climáticas, o governo brasileiro também organizou uma "Aldeia COP" para receber povos indígenas do Brasil e de todo o mundo durante a COP30. A área total de 72.695 m², com área construída de 14.903,81 m², foi montada na Universidade Federal do Pará. Desde setembro, o espaço é destinado ao acampamento e à realização de atividades culturais, políticas e espirituais. A estimativa é de que 3 mil indígenas fiquem hospedados no local, durante a realização do evento internacional. A Aldeia COP é coordenada pelo Ministério dos Povos Indígenas, em parceria com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa).

Publicidade

Notícias relacionadas

Reforço na segurança de Belém para a COP30 já começou

Cerca de 1.200 servidores da Polícia Federal vão atuar na segurança da COP30, em Belém, no Pará. O plano começou a funcionar na cidade no início do mês, informou a PF neste sábado (25). O des

25 de Outubro, 2025

30 delegações ainda estão em negociação de hospedagem para a COP30

Às vésperas das atividades oficiais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, o Secretário Extraordinário para a conferência no Brasil, Valter Correia,

07 de Novembro, 2025

PF neutralizou 27 drones em áreas sensíveis durante Cúpula do Clima

Durante os dois dias da Cúpula do Clima, que reuniu líderes de diversos países, a Polícia Federal detectou 237 drones e neutralizou 27, em áreas sensíveis da região onde ocorreram os encontros.

08 de Novembro, 2025