17 de Setembro, 2025 12h09mInternacional por Rádio Agência Nacional

Peru resgata 1,4 mil turistas que ficaram presos perto de Machu Picchu

Os 1.400 turistas que ficaram presos próximo ao sítio arqueológico de Machu Picchu, no Peru, já foram resgatados, de acordo com o Ministério do Turismo do país. O trem de passageiros foi suspenso por causa de um protesto na região. Patrimônio mundial da Unesco, a cidadela Inca de Machu Picchu fica no topo de uma montanha, a 2.400 metros de altitude, e é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo

Os 1.400 turistas que ficaram presos próximo ao sítio arqueológico de Machu Picchu, no Peru, já foram resgatados, de acordo com o Ministério do Turismo do país. O trem de passageiros foi suspenso por causa de um protesto na região.

Patrimônio mundial da Unesco, a cidadela Inca de Machu Picchu fica no topo de uma montanha, a 2.400 metros de altitude, e é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.

Segundo a operadora de trens PeruRail, o problema começou no último domingo, quando até o transporte de emergência foi suspenso.

É que a rota na região montanhosa foi bloqueada por protestos.

A operadora informou que ofereceu assistência aos turistas e reembolsos de bilhetes.

Os últimos 679 visitantes, que permaneciam retidos em Machu Picchu desde domingo, foram evacuados para uma cidade vizinha.

A saída só foi possível por causa de uma trégua com os manifestantes, válida até esta quarta-feira (17).

A Defensoria Pública atuou como mediadora entre a comunidade camponesa local e uma empresa de turismo que atua na região.

Na terça-feira, o Ministro do Comércio Exterior e Turismo, do Peru, fez uma reunião por mais de cinco horas com autoridades locais, para anunciar uma nova via de acesso, na próxima semana, por ônibus, e garantir a retomada das atividades turísticas.

Publicidade

O Ministério do Interior também disse que vai aumentar o efetivo policial de 100 para 160 pessoas e reforçar a segurança.

A situação também gerou atritos públicos entre a Ministra do Comércio Exterior e Turismo, Desilú León, e o Governador de Cusco, região que dá acesso a Machu Picchu.

Werner Salcedo responsabilizou o governo central pela situação.

Mais de 60% da economia da região depende diretamente do turismo relacionado ao sítio histórico.

De acordo com a Defensoria, a paralisação dos trens afetou diretamente 900 empresas, incluindo hotéis, restaurantes, guias turísticos e artesãos, além de mais de 31 mil estabelecimentos.

1:57

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasil enfrenta Peru para avançar à final da Copa América de futsal

Invicta na primeira fase, a seleção brasileira masculina de futsal está a duas vitórias de arrematar o 13º título da história na Copa América de Futsal, em Luque (Paraguai)

30 de Janeiro, 2026

Chuvas e inundações que devastaram a Ásia deixam mais de mil mortos

Sudeste Asiático As tempestades e inundações que devastaram a Ásia já deixaram mais de mil mortos. Malásia, Indonésia, Tailândia e Sri Lanka foram os países mais atingidos. Milhões de pessoa

01 de Dezembro, 2025

No Rio, Cinelândia tem protesto contra sequestro de Nicolás Maduro

Palco histórico de manifestações políticas, a Cinelândia acolheu na tarde desta segunda-feira centenas de pessoas que protestavam contra o sequestro do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e

06 de Janeiro, 2026