05 de Setembro, 2025 11h09mInternacional por Rádio Agência Nacional

Congo declara que país tem novo surto de doença do vírus ebola

O governo da República Democrática do Congo declarou que o país vive novo surto da doença causada pelo vírus ebola. As autoridades de saúde do país confirmaram a situação, na província de Kasai, nessa quinta-feira (4). Pelo menos 15 pessoas morreram e 28 casos suspeitos foram identificados. Quatro deles, em profissionais de saúde. De acordo com o Centro Africano para Controle e Prevenção de Doenças, testes em laboratório confirmaram a cepa zaire, do vírus ebola

O governo da República Democrática do Congo declarou que o país vive novo surto da doença causada pelo vírus ebola. As autoridades de saúde do país confirmaram a situação, na província de Kasai, nessa quinta-feira (4).

Pelo menos 15 pessoas morreram e 28 casos suspeitos foram identificados. Quatro deles, em profissionais de saúde. De acordo com o Centro Africano para Controle e Prevenção de Doenças, testes em laboratório confirmaram a cepa zaire, do vírus ebola.

A cepa é considerada a mais mortal pela Organização Mundial da Saúde. A doença tem uma taxa média de 50% de mortes, mas pode chegar a 90%.

As autoridades sanitárias ainda investigam a fonte de exposição ao vírus, na República Democrática do Congo, país com quase 110 milhões de pessoas.

Publicidade

O vírus é transmitido de animais selvagens, como morcegos, porcos-espinhos e primatas, para os humanos. A transmissão de pessoa para pessoa ocorre pelo contato direto.

Neste ano, Uganda, país vizinho com 50 milhões de habitantes, declarou ter superado, oficialmente, um surto de ebola no último mês de abril.

1:10

Publicidade

Notícias relacionadas

Chefe da AIEA diz que não tem prova de armas nucleares do Irã

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, informou que os inspetores que coordena não reuniram provas que confirmem um esforço sistemático do Irã

19 de Junho, 2025

Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), por 55 votos a favor e nenhum contra, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 137/2019, que define a educação como "vetor de progresso do país" no tex

09 de Julho, 2025

Macêdo diz que derrubada de decreto do IOF foi derrota do país

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, disse nesta quinta-feira (26), em São Paulo, que não foi uma derrota do governo, mas do país, o resultado da vot

26 de Junho, 2025