
O governo da República Democrática do Congo declarou que o país vive novo surto da doença causada pelo vírus ebola. As autoridades de saúde do país confirmaram a situação, na província de Kasai, nessa quinta-feira (4).
Pelo menos 15 pessoas morreram e 28 casos suspeitos foram identificados. Quatro deles, em profissionais de saúde. De acordo com o Centro Africano para Controle e Prevenção de Doenças, testes em laboratório confirmaram a cepa zaire, do vírus ebola.
A cepa é considerada a mais mortal pela Organização Mundial da Saúde. A doença tem uma taxa média de 50% de mortes, mas pode chegar a 90%.
As autoridades sanitárias ainda investigam a fonte de exposição ao vírus, na República Democrática do Congo, país com quase 110 milhões de pessoas.
O vírus é transmitido de animais selvagens, como morcegos, porcos-espinhos e primatas, para os humanos. A transmissão de pessoa para pessoa ocorre pelo contato direto.
Neste ano, Uganda, país vizinho com 50 milhões de habitantes, declarou ter superado, oficialmente, um surto de ebola no último mês de abril.
1:10