05 de Agosto, 2025 19h08mInternacional por Rádio Agência Nacional

Tarifaço: Alckmin destaca que o governo continua negociando com os EUA

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a dizer nesta terça-feira que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos é totalmente injustificado, mas que o Governo Federal segue em negociação com o governo norte-americano para retirar a taxa de 50% para produtos brasileiros. As tarifas devem começar a valer na quinta-feira, dia 7 de agosto

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a dizer nesta terça-feira que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos é totalmente injustificado, mas que o Governo Federal segue em negociação com o governo norte-americano para retirar a taxa de 50% para produtos brasileiros. As tarifas devem começar a valer na quinta-feira, dia 7 de agosto.

A fala ocorreu durante a Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado Conselhão. O vice-presidente explicou que foram excluídas das sobretaxas 45% das exportações brasileiras, como suco de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis. Outros 20% entraram em uma categoria tarifária que já tem restrições e percentuais iguais para o mundo inteiro, como ferro e aço. E os 35% restantes continuam sendo sobretaxados de maneira injustificada, na avaliação de Alckmin.

Com o objetivo de abrir novos mercados, o vice-presidente destacou o programa Acredita Exportação, que tem como foco ampliar a base exportadora das micro e pequenas empresas, por meio da devolução de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva de bens industriais destinados à exportação.

A norma estabelece que as micro e pequenas empresas podem receber o equivalente a 3% de suas receitas com exportações, por meio de compensação com tributos federais ou de ressarcimento direto.

Publicidade

Na avaliação de Geraldo Alckmin, a medida antecipa os efeitos da reforma tributária, contribui para a redução do custo nas exportações e amplia a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional.

De janeiro a junho deste ano, as exportações do Brasil para os Estados Unidos somaram pouco mais de U$ 20 bilhões. Já as importações totalizaram pouco mais de U$ 21,7 bilhões de dólares.

3:13

Publicidade

Notícias relacionadas

Tarifaço: Alckmin diz que caberá a Lula decidir se recorrerá à OMC

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, informou, nesta segunda-feira (4), que o plano de contingência que o governo federal está preparando para ajudar os setores da economia afetados pel

04 de Agosto, 2025

Senadores que foram aos EUA fazem balanço da negociação sobre tarifaço

Os senadores brasileiros fizeram nesta quinta-feira (30) um balanço da viagem aos Estados Unidos para tentar reverter o tarifaço de Donald Trump. Nos últimos três dias, o grupo de oito senadores s

30 de Julho, 2025

Brasil reforça negociações para chegar a um acordo com EUA

A uma semana do tarifaço, o governo reforça as negociações para chegar a um acordo com os Estados Unidos. As tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump começam

25 de Julho, 2025