27 de Julho, 2025 16h07mInternacional por Rádio Agência Nacional

Sob pressão em função da fome em Gaza, Israel anuncia pausa militar

As Forças de Defesa de Israel divulgaram, neste domingo (27), pela rede social X, uma mensagem em que anunciam uma pausa militar tática em três áreas da Faixa de Gaza para fins humanitários. Além disso, refutaram a acusação de provocar fome deliberada entre os palestinos e publicaram imagens do lançamento aéreo de alimentos, medicamentos e produtos essenciais

As Forças de Defesa de Israel divulgaram, neste domingo (27), pela rede social X, uma mensagem em que anunciam uma pausa militar tática em três áreas da Faixa de Gaza para fins humanitários.

Além disso, refutaram a acusação de provocar fome deliberada entre os palestinos e publicaram imagens do lançamento aéreo de alimentos, medicamentos e produtos essenciais.

De acordo com o comunicado israelense, as ações de entrega de ajuda humanitária estão sendo realizadas em coordenação com organismos internacionais, indicando que serão estabelecidos corredores humanitários para facilitar a movimentação segura das caravanas da ONU, Organização das Nações Unidas, que atendem à população.

Após o anúncio, vários caminhões com mantimentos começaram a se deslocar em direção a Gaza a partir do Egito. O exército jordaniano informou que dois aviões da Jordânia e um dos Emirados Árabes Unidos lançaram 25 toneladas de ajuda humanitária sobre Gaza neste domingo.

No entanto, o chefe da Agência da ONU para refugiados palestinos, Philippe Lazzarini, informou que a ajuda área lançada por Israel não foi significativa.

Publicidade

Telaviv tem enfrentado pressão internacional por conta do agravamento da crise de fome em Gaza, sob bloqueio desde março.

Já são quase 60 mil pessoas mortas e 145 mil feridas desde que Israel invadiu a região, em outubro de 2023, após os ataques do Hamas. De acordo com a Agência da ONU para os refugiados palestinos, uma em cada cinco crianças em Gaza está subnutrida.

Nesse sábado, o Ministério da Saúde de Gaza informou que, no total, 127 pessoas já morreram por não ter o que comer, sendo 85 crianças. 

1:55

Publicidade

Notícias relacionadas

Israel autoriza entrada em Gaza de 100 caminhões de ajuda da ONU

A ONU foi autorizada por Israel a levar “cerca de 100” caminhões de ajuda humanitária para o território palestino da Faixa de Gaza, anunciou hoje o porta-voz do Gabinete de Assuntos Humanitári

20 de Maio, 2025

Gaza tem mais 5 mortes por fome em 24 horas, aponta Palestina

Pelo menos mais cinco pessoas morreram de fome e desnutrição em hospitais em Gaza nas últimas 24 horas, segundo registrou o ministério da Saúde da Palestina neste sábado (26). A informação foi

26 de Julho, 2025

Ataques aéreos de Israel matam 45 pessoas em Gaza

O Exército de Israel recuperou o corpo de um refém tailandês que estava preso na Faixa de Gaza desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, disse o ministro da Defesa do país, Israel Katz, nes

07 de Junho, 2025