23 de Junho, 2025 21h06mInternacional por Rádio Agência Nacional

Em retaliação aos EUA, Irã ataca base americana no Catar

O Exército do Irã informou ter atacado uma base americana no Catar, nesta segunda-feira (23), em retaliação ao ataque dos Estados Unidos contra três instalações nucleares iranianas, ocorrido no último sábado (21). Segundo a agência de notícias Reuters, o Irã comunicou ao governo norte-americano e as autoridades do Catar, sobre a ação por meio de canais diplomáticos horas antes do ataque. Explosões foram ouvidas em toda a capital, Doha, após a ameaça de Teerã

O Exército do Irã informou ter atacado uma base americana no Catar, nesta segunda-feira (23), em retaliação ao ataque dos Estados Unidos contra três instalações nucleares iranianas, ocorrido no último sábado (21).

Segundo a agência de notícias Reuters, o Irã comunicou ao governo norte-americano e as autoridades do Catar, sobre a ação por meio de canais diplomáticos horas antes do ataque. Explosões foram ouvidas em toda a capital, Doha, após a ameaça de Teerã.

O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã afirmou, em comunicado, que as Forças Armadas da República Islâmica do Irã “destruíram a base aérea americana de Al-Udeid, no Catar”. Por outro lado, autoridades americanas disseram que nenhum militar foi morto ou ferido no ataque.

Segundo o informe iraniano, o número de mísseis usados teria sido o mesmo que o de bombas lançadas pelos Estados Unidos para atingir as instalações nucleares do Irã. No sábado, os ataques aéreos sem precedentes dos Estados Unidos lançaram 14 bombas anti-bunkers de 13 toneladas cada contra o programa de enriquecimento de urânio iraniano.

O ministro da Defesa do Catar disse à emissora de TV Al Jazeera que suas defesas aéreas interceptaram mísseis direcionados à base aérea de Al-Udeid, a maior instalação militar americana no Oriente Médio.

Fundada em 1996, estima-se que a base americana no Catar abrigue 10 mil funcionários, entre civis e militares.

Em meio às ameaças, o Catar e o Bahrein — outro país do Golfo Pérsico — fecharam o espaço aéreo. O Kuwait também suspendeu voos em decorrência dos novos acontecimentos na região.

Publicidade

Além disso, a base aérea americana de Ain al-Asad, no Iraque, ativou seu sistema de defesa aérea devido à preocupação com um possível ataque, segundo fontes militares ouvidas pela Reuters.

Nesse domingo (22), o governo brasileiro expressou grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condenou os ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares.

O comunicado do Itamaraty ressalta que “qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica”, além de constituir uma “grave ameaça à vida e à saúde da população civil”.

O governo reiterou sua posição histórica em favor do uso “exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos” e afirmou ainda rejeitar “com firmeza qualquer forma de proliferação nuclear, especialmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio”.

*Com informações de Agência Reuters

2:02

Publicidade

Notícias relacionadas

Governo brasileiro lamenta mortes no Irã e defende soberania do país

O governo brasileiro divulgou nesta terça-feira (13) nota oficial em que afirma acompanhar com preocupação as manifestações no Irã. Os protestos começaram em 28 de dezembro em resposta ao aumen

13 de Janeiro, 2026

Atos pró-regime no Irã criticam distúrbios e interferência estrangeira

Milhares de pessoas no Irã foram às ruas neste domingo (11) e segunda-feira (12), desta vez em atos pró-regime da República Islâmica e para criticar os distúrbios que vêm sacudindo o país nos

12 de Janeiro, 2026

Venezuelanos que vivem no Brasil veem com tristeza crise em seu país

O produtor de audiovisual Benjamin Mast veio da Venezuela para o Brasil em 2016, Na época já havia crise econômica no seu país e ele veio em busca de melhores oportunidades de trabalho

07 de Janeiro, 2026