22 de Novembro, 2025 11h11mGeral por Agência Brasil

Maior roda de samba homenageia D. Ivone Lara e Nilze Carvalho, no Rio

As cantoras e compositoras Dona Ivone Lara (in memorian) e Nilze Carvalho serão as homenageadas no Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, seguindo a tradição do evento que faz neste sábado (22), a sua oitava edição

As cantoras e compositoras Dona Ivone Lara (in memorian) e Nilze Carvalho serão as homenageadas no Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, seguindo a tradição do evento que faz neste sábado (22), a sua oitava edição. Dessa vez, a maior roda de samba no mundo vai ser no Renascença Clube, no Andaraí, zona norte do Rio, com apresentações ainda no mesmo dia e horário, em 30 cidades do Brasil, inclusive São Paulo, e de fora do país.

Nilze Carvalho participa do Encontro desde o início das rodas. Neste período já foram homenageadas as cantoras Beth Carvalho, Elza Soares, Alcione, Teresa Cristina, Áurea Martins, Leci Brandão e Clementina de Jesus (também in memorian).

No começo, em 2018, a iniciativa, segundo a sua criadora, foi feita em 11 cidades do Brasil e algumas na Argentina e Uruguai. Para facilitar a produção, o evento é organizado em cada cidade por uma coordenadora escolhida pelo grupo local.

“Pedimos para fazer chamada em cada cidade de quem quer participar. Isso tudo está em um documento que a gente pede para assinar para poder manter democraticamente e não ficar só em um grupo”, explicou.

“Esse ano estou muito feliz com este movimento porque a gente vê que elas mesmas estão se agrupando nas cidades delas, vendo a importância e trazendo outras mulheres”, completou.

Entre as participantes há mulheres em situação de violência, pessoas trans e PCDs, como na cidade de Juiz de Fora, o que, para a cantora, representa uma maior consciência natural da mulher.

Publicidade

“A gente costuma falar ‘a mulher cuida do outro’, a mulher cuida mesmo, e ela tem que se cuidar primeiro para cuidar, então, a gente faz uma grande rede de proteção”, afirmou.

“A mulher ganha com isso na experiência, na troca de ideias com as outras e de saberes. Quando a gente fala em ancestralidade, são os saberes que pegamos das outras. Tem muito a minha mãe, minha avó e as minhas tias nesta história”, observou.

Encontro 

Cantoras, compositoras, produtoras, assistentes e instrumentistas estão entre as mais de 100 mulheres, que, este ano, vão participar do Encontro no Rio. A apresentação na cidade é da cantora e jornalista Bia Aparecida e a direção musical de Ana Paula Cruz e Roberta Nistra.

Durante as seis horas de duração, além da criadora Dorina e da homenageada Nilze Carvalho, estarão no palco, entre outras, as cantoras Ana Costa, Dayse do Banjo, Lu Oliveira, Patrícia Mellodi e Lazir Sinval. A programação tem ainda apresentações dos grupos Herdeiras do Samba, Matriarcas do Samba e Mulheres da Pequena África. Para a organização, “mais que um evento de música, o Encontro é um movimento político e social de empoderamento das mulheres no samba, que ajudou e continua ajudando muitas artistas a se inserirem no mercado musical”. Diante de todos os talentos que já reuniu, o evento influencia outros movimentos de samba pelo país.

Publicidade

Notícias relacionadas

Frente fria derruba árvores e causa alagamentos no Rio de Janeiro

A frente fria que atua sobre as regiões Sul e Sudeste do país, e que provocou a formação de um tornado no Paraná, também causou problemas no Rio de Janeiro

08 de Novembro, 2025

Missa de 7º dia homenageia policiais mortos em operação no Rio

Foi celebrada nesta quinta-feira (6), no anfiteatro do Theatro Municipal do Rio, a missa de sétimo dia dos quatro policiais mortos na Operação Contenção, no dia 28 de outubro, nos complexos da Pe

06 de Novembro, 2025

Operação no Rio é cortina de fumaça e expõe população à linha de tiro

Um dia de terror para os mais de 150 mil habitantes dos complexos da Penha e do Alemão, que passaram horas debaixo de tiros e explosões em uma operação policial que afetou também todos aqueles qu

28 de Outubro, 2025