24 de Setembro, 2025 21h09mGeral por Agência Brasil

Morre último sobrevivente de povo indígena no Maranhão

O último sobrevivente de um povo indígena que vivia no estado do Maranhão morreu no último sábado (20)

O último sobrevivente de um povo indígena que vivia no estado do Maranhão morreu no último sábado (20). 

Aurá, de 77 anos, sofria de insuficiência cardíaca e respiratória e faleceu no município de Zé Doca, de acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A morte de Aurá marca o fim de uma trajetória de isolamento e resistência de um povo possivelmente extinto, segundo a instituição. 

Aurá foi visto, pela primeira vez, em 1987, ao lado de seu irmão, Auré. Eles pertenciam a um grupo indígena que falava uma língua resultante do tupi-guarani. Os irmãos tiveram contato com outros povos indígenas, como os Parakanã, Assurini, Tembé e Awá-Guajá.

Apesar das tentativas de reintegração social e aproximação, eles rejeitaram a comunicação com outros povos.

Publicidade

Auré morreu em 2014. Aurá passou a viver sozinho na aldeia Cocal, na Terra Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão.

Equipes do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Maranhão, ligado ao Ministério da Saúde, e da Frente de Proteção Etnoambiental Awá, unidade da Funai especializada na proteção de indígenas isolados e de recente contato, acompanhavam o indígena.

Em nota, a Funai lamenta o falecimento de Aurá e "reforça o compromisso de seguir com o trabalho de proteção e valorização dos povos indígenas, especialmente aqueles em situação de isolamento voluntário ou de recente contato”. 

* Com informações da Funai

Publicidade

Notícias relacionadas

Maranhão deve apresentar plano para instalação de câmeras em policiais

O Governo do Maranhão deve apresentar um plano para instalação de câmeras corporais, com acionamento automático, que serão utilizadas pelos agentes das Polícias Civil e Militar. A decisão é d

16 de Junho, 2026

Festejos juninos começam nesta sexta-feira no Maranhão

São Luís recebe, a partir desta sexta-feira (29), a 22ª Edição da Festança Junina no Ceprama, evento que tradicionalmente abre os festejos da temporada de São João no estado. o bumba-meu-boi s

28 de Maio, 2026

Homem morre vítima da explosão no Jaguaré, zona oeste de SP

O Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo confirmou, no início da noite, a morte de uma pessoa após uma explosão que danificou diversas casas na região do Jaguaré, na zona oeste da capital pauli

11 de Maio, 2026