16 de Julho, 2025 08h07mGeral por Agência Brasil

ECA só foi possível graças ao trabalho da sociedade civil, diz Macaé

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou a união da sociedade civil nos esforços que resultaram na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou a união da sociedade civil nos esforços que resultaram na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ECA completou 35 anos no último domingo (13) e, para ela, a participação de movimentos sociais na luta pela defesa dos direitos das crianças foi fundamental.

“Se hoje celebramos 35 anos, isso é resultado de um trabalho conjunto das organizações, dos movimentos da infância, do movimento de mulheres, do movimento negro, do movimento LGBTQIA+ e também do movimento sindical, do movimento de trabalhadores e trabalhadoras, daqueles que lutaram pelo trabalho decente”, disse a ministra na abertura do evento 35 Anos do ECA, em Brasília.

Macaé também lembrou que, dentro do grupo de crianças e adolescentes no Brasil, existem vários recortes diferentes. Dentre eles, menores de idade que, por condições sociais e raciais, não são tratados de acordo com a idade que têm.

"Nós queremos uma vida digna baseada no princípio da proteção integral de todas as crianças e adolescentes”.

Publicidade

O seminário é organizado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

De acordo com o Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o seminário tem por objetivo reafirmar o compromisso entre a pauta da infância e os movimentos sociais que apoiaram a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e reúne representantes do governo federal, pesquisadores, movimentos sociais e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA).

O seminário “35 Anos do ECA: Justiça Social e Ambiental” acontece até quinta-feira (17) e é transmitido ao vivo pelo ministério em seu canal do YouTube.

Publicidade

Notícias relacionadas

Seminário sobre 35 anos do ECA termina nesta quinta-feira

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou, nessa terça-feira (15), da abertura do evento 35 Anos do ECA: Justiça Social e Ambiental”, no Espaço Cultural Renato G

16 de Julho, 2025

Apoio chinês ao multilateralismo é vital, diz secretário-geral da ONU

O papel da China na defesa do multilateralismo é fundamental, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, ao presidente chinês, Xi Jinping, à margem da reunião de um fórum de

31 de Agosto, 2025

Deputado alvo da PF diz que destinou recursos para cesta básica

Um dos alvos da segunda fase da Operação Fames-19, que a Polícia Federal (PF) realizou nesta quarta-feira (3), o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) afirmou estar certo de que os fatos

04 de Setembro, 2025