13 de Junho, 2025 16h06mGeral por Rádio Agência Nacional

Gilson Machado ficará preso em Abreu e Lima, no Recife (PE)

Baixar Tocar O sanfoneiro e ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado, vai ficar preso em Abreu e Lima, na região Metropolitana do Recife (PE). Segundo a defesa dele, Gilson ficará à disposição da Justiça no Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel). Ele foi preso nesta sexta-feira (13), na capital pernambucana, pela Polícia Federal (PF)

O sanfoneiro e ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado, vai ficar preso em Abreu e Lima, na região Metropolitana do Recife (PE). Segundo a defesa dele, Gilson ficará à disposição da Justiça no Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel).

Ele foi preso nesta sexta-feira (13), na capital pernambucana, pela Polícia Federal (PF). A PF informou que cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Recife e em Brasília (DF).

Gilson Machado é suspeito de tentar conseguir um passaporte português para o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, fugir do país. Essa informação foi publicada pelo portal G1. O motivo ainda não foi confirmado pela Polícia Federal.

Em nota, o ex-ministro afirmou que não cometeu crimes, apenas pediu informações para a renovação do passaporte do pai dele. Disse também que basta verificar as ligações que fez para o consulado e os áudios que enviou aos funcionários. Gilson acrescentou que nunca esteve em algum consulado ou embaixada — nem de Portugal ou de qualquer outro país —, seja no Brasil ou no exterior.

Publicidade

O Partido Liberal em Pernambuco, ao qual Gilson Machado é filiado, disse, por meio de nota, que está acompanhando com atenção as informações divulgadas sobre a prisão do ex-ministro. E que, por enquanto, o partido aguarda o esclarecimento dos fatos pelas autoridades competentes.

Ainda nesta sexta, o tenente-coronel Mauro Cid teve que prestar mais um depoimento à Polícia Federal. A deleção premiada dele serviu de base para as investigações sobre a tentativa de golpe de estado. Procuramos a defesa do militar, mas até o fechamento desta matéria, não recebemos um posicionamento.

© Valter Campanato/Agência Brasil Geral Ex-ministro é suspeito de tentar conseguir passaporte para Mauro Cid Brasília 13/06/2025 - 16:54 Bianca Paiva / Fran de Paula Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Gilson Machado Mauro Cid Atos Golpistas sexta-feira, 13 Junho, 2025 - 16:54 1:41

Publicidade

Notícias relacionadas

Em parceria, EBC e IFPR inauguram rádio educativa no Paraná

A cidade de Paranaguá, no litoral do Paraná, passa a contar com um novo canal de informação, cultura e cidadania: a Rádio Educativa IFPR - 106.3 FM

23 de Julho, 2025

Rio, Salvador e Recife têm 253 tiroteios no primeiro semestre

O Instituto Fogo Cruzado registrou um aumento de 36% no número de tiroteios, no conjunto das regiões metropolitanas de Salvador, do Recife e Rio de Janeiro, no primeiro semestre deste ano

21 de Julho, 2025

PF apura desvio de recursos públicos e fraudes em licitações no Ceará

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Underhand, que investiga organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitató

08 de Julho, 2025