28 de Maio, 2025 20h05mGeral por Agência Brasil

USP e Fiocruz firmam acordo na área de desenvolvimento tecnológico

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram acordo de cooperação para criar uma plataforma de pesquisas e estudos sobre imunopatologia, oncologia, doenças multifatoriais relacionadas ao aquecimento global, infecciosas e

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram acordo de cooperação para criar uma plataforma de pesquisas e estudos sobre imunopatologia, oncologia, doenças multifatoriais relacionadas ao aquecimento global, infecciosas e autoimunes. O objetivo é apoiar projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, com foco em áreas como imunologia, genética, microbiologia e farmacologia.  

A plataforma terá um modelo de governança compartilhado e ficará sediada no campus da USP em Ribeirão Preto e visa fortalecer o desenvolvimento de soluções de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa dará apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de estratégias de prevenção, detecção e tratamento de doenças infeciosas emergentes e pandemias, incluindo a investigação de vacinas e terapias, caso necessário.

“A USP e a Fiocruz são duas instituições com muitos pontos fortes que se complementam de forma bastante positiva. A inovação e a capacidade de produção são características da Fiocruz que, certamente, trarão muitos benefícios à Universidade de São Paulo e poderão acelerar os resultados que esperamos”, destacou o reitor da USP, Carlotti Júnior.

Publicidade

A plataforma busca fomentar a colaboração entre pesquisadores e instituições, acelerando a pesquisa e o desenvolvimento de soluções, identificar e desenvolver ativos e soluções inovadoras para o tratamento de doenças complexas, atípicas e multifatoriais e investigar novos métodos e ferramentas para detecção precoce e tratamento personalizado de doenças complexas, além de reduzir custos relacionados ao tratamento de doenças complexas.

A parceria vai desenvolver uma proposta de alocação de pesquisadores e técnicos, considerando mecanismos de mobilização, atração e retenção de equipes – editais de mobilidade, cessão de outros órgãos de governo, projetos de apoio, concurso público –, compatível com as necessidades e perfil da plataforma, e visitantes nacionais e internacionais (temporários). 

Pelo acordo, assinado nesta terça-feira (27), a Fiocruz coordenará o processo de captação de recursos para aquisição e manutenção da estrutura tecnológica e contribuirá com sua expertise tecnológica, apoiando o desenvolvimento de produtos com enfoque em terapias avançadas e reposicionamento de fármacos e biofármacos. Além disso, a fundação dará suporte técnico regulatório para testes de produtos experimentais nos pacientes elegíveis, usando conceitos de medicina de precisão. 

Caberá à USP disponibilizar a área para a construção e manutenção da edificação, de aproximadamente 5 mil metros quadrados, no campus de Ribeirão Preto, interior paulista. 

Publicidade

Notícias relacionadas

Casos de covid-19 estão em alta no Ceará e no Rio, aponta Fiocruz

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre as crianças associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) permanecem em níveis elevados na maioria dos estados do país

07 de Agosto, 2025

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

O boletim semanal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (8) indica aumento de hospitalizações por influenza em várias localidades do país, chegando a níveis de moderad

08 de Maio, 2025

Brics: Lula destaca avanços na área de saúde e bem-estar

O presidente Lula afirmou que a renda, a escolaridade, o gênero, a raça e o local de nascimento determinam quem adoece e quem morre no Brasil e no mundo. A declaração foi feita na abertura da últ

07 de Julho, 2025